retranca Sanrual

Projeto vai mapear condições de saneamento em Goiás

Em 01/06/18 11:36. Atualizada em 07/06/18 08:59.

Parceria entre UFG e Funasa realizará o levantamento em comunidades rurais e tradicionais de 45 municípios goianos

Luiz Felipe Fernandes

Comunidades rurais e tradicionais goianas serão alvo de um amplo mapeamento que visa conhecer as condições sanitárias e socioambientais nessas localidades. O projeto, intitulado Saneamento e Saúde Ambiental em Comunidades Rurais e Tradicionais de Goiás (SanRural), será realizado em 45 cidades do estado, numa parceria entre a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Saiba mais sobre o projeto SanRural.

O professor da Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG e um dos coordenadores do projeto, Paulo Sérgio Scalize, explica que o levantamento subsidiará ações de gestão e tecnologias inovadoras com vistas à sustentabilidade e à promoção de serviços em ações ambientais. "Ao mesmo tempo, o projeto vai fomentar o empoderamento dessas comunidades quanto à promoção e proteção à saúde e ao saneamento ambiental", complementa.

Sanrural

Levantamento permitirá conhecer situação do saneamento nos municípios selecionados (Crédito: Senado Federal)

No fim de abril deste ano, um evento marcou o lançamento do SanRural, além de servir como chamamento aos gestores dos municípios envolvidos. Representantes das cidades receberam um Guia de Orientações e conheceram os detalhes da iniciativa. O guia foi apresentado pela professora da Faculdade de Enfermagem, Claci Fátima Wirich Rosso, que também coordena o projeto.

Na ocasião, o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, destacou a importância do projeto para aproximar a Universidade da população, por meio do que ela tem de melhor: seus professores, técnico-administrativos e estudantes. "Esta instituição só faz sentido se, além de formar pessoas e produzir conhecimento, faz que esse conhecimento influencie a vida de pessoas. É a relevância da Universidade para cada cidadão a sua razão de existir".

Sanrural

Representante de um dos municípios contemplados participa de evento na UFG (Crédito: Adriano Justiniano)

Qualidade de vida
O SanRural também visa proporcionar aos municípios o fortalecimento da gestão e da capacitação técnica de profissionais, o desenvolvimento institucional, a implementação das ações de educação sanitária, ambiental e de saneamento básico, resultando na melhoria da qualidade dos serviços e, consequentemente, na qualidade de vida da população.

O projeto envolve 127 comunidades rurais e tradicionais, sendo 13 comunidades ribeirinhas, 51 comunidades remanescentes de quilombos certificadas e 63 assentamentos da reforma agrária. Está prevista a elaboração do Plano de Segurança de Saneamento Básico Rural (PSSBR), que será um instrumento de identificação e gestão dos riscos à saúde ao longo da cadeia dos quatro eixos do saneamento (água, esgoto, drenagem e resíduos), bem como a realização da análise das intervenções em saúde ambiental.
Rodapé

Fonte: Secom/UFG