Retranca entrevista Lucilene

Portas abertas para instituições de ensino e comunidade

Em 01/10/18 09:06. Atualizada em 01/10/18 11:06.

Em entrevista para o Jornal UFG, pró-reitora Lucilene Maria de Sousa fala sobre as novidades e os destaques do Congresso

Luiz Felipe Fernandes

Em sua 15ª edição, o Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conpex) da UFG, que ocorrerá entre os dias 15 e 17 de outubro, receberá a participação de outras instituições de ensino superior, da comunidade externa e de empreendedores. Ao longo dos três dias, as oficinas, mesas-redondas e palestras vão propiciar a imersão ao conhecimento científico e aos projetos de extensão produzidos em Goiás.

Esse ano, em consonância com o tema do evento Ciência para Redução da Desigualdade, a UFG pretende levantar o debate sobre as políticas adotadas pela Instituição para garantir a manutenção e a permanência dos acadêmicos ingressantes pelas ações afirmativas. Sobre esse e outros destaques, a pró-reitora Lucilene falou ao Jornal UFG.

Lucilene

Crescimento: pró-reitora Lucilene Maria de Sousa comemora a quantidade de inscritos no Congresso (Carlos Siqueira)

Quais são as novidades e os destaques do Conpeex 2018?

Existem algumas novidades com relação ao 15º Conpeex. A primeira delas é sobre o credenciamento que será feito por QR Code; então, não vamos entregar material na secretaria. Isso está em consonância com o plano de sustentabilidade adotado pela UFG. Agora, o Conpeex também é UFG sustentável. Um outro ponto é que o evento se abriu para outras instituições de ensino superior. Antes, só participava comunidade acadêmica da nossa Instituição. Está sendo nossa primeira experiência com abertura. Neste ano nós ainda não conseguimos abrir para todas as instituições do Estado de Goiás, apenas para instituições de ensino de Goiânia. Então convidamos os IFs, a PUC e a UEG. Esse contato inicial foi feito pelo reitor aos demais reitores e eu entrei em contato posteriormente com os pró-reitores das instituições. Além de estarem participando, estão apoiando na organização e, especialmente, na divulgação do evento. Eles estão divulgando para a sua comunidade acadêmica de técnicos, alunos e docentes. Essas instituições parceiras estão também oferecendo oficinas. Isso mostra o nosso interesse em ampliar esse grande evento acadêmico da Universidade Federal de Goiás.

O tema do Conpeex 2018 é Ciência para redução das desigualdades. Como essas questões serão abordadas durante o evento?

A temática central do evento está em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Inovação. Um dos objetivos do tema é a sustentabilidade, é o 10º objetivo, e nós temos muito o que fazer como gestores. É um tema que envolve vários setores da Instituição. Os temas ligados às mesas-redondas e às atividades complementares e oficinas estão em consonância com a discussão do tema geral do Conpeex. Porque a redução das desigualdades não se dá somente com a redução da pobreza, mas também com a redução das desigualdades sociais e de gênero.

Como o tema do Conpeex 2018 está alinhado com a preocupação da UFG como instituição?

Para você ter ideia, a tenda principal, que funciona como a vitrine do evento, será assumida pelo Núcleo de Acessibilidade. Então, nós vamos colocar para discussão e debate as políticas adotadas pela Instituição para garantir que as pessoas que ingressam na nossa Universidade pela política de ações afirmativas tenham também condições de se manter. As ações que a UFG está realizando são discutidas em parceria com as outras instituições que estão participando do evento. Esse é o grande tema que iremos trabalhar.

E quanto a participação do público. Estudantes, docentes e técnico-administrativos podem participar, não é?

Nós estamos extremamente felizes, é o primeiro Conpeex assumido pela nova gestão, mudamos um pouquinho o formato e já abrimos para outras instituições. Nós conseguimos o máximo de inscrições para todas as modalidades, mas há, ainda, inscrições para ouvintes. Essas inscrições vão até o dia 8 de outubro. São quase 5 mil inscritos e esse número irá aumentar. Temos a certeza de que vamos alcançar o objetivo do Conpeex que é fortalecer-se como evento acadêmico, prezando pelo tripé da Instituição no âmbito da formação. O evento é aberto para técnico-administrativos, docentes e estudantes.

O Conpeex também vai envolver a comunidade externa? Acaba sendo uma oportunidade para mostrar para a comunidade o que está sendo desenvolvido aqui?

Esse é o nosso interesse: que a comunidade externa participe, venha para a universidade e conheça o que está sendo produzido, disseminando esse conhecimento, alinhado com as outras instituições que são parceiras. Então, o Conpeex também está aberto para a comunidade não universitária e ela é convidada para participar do evento. Nós já temos algumas ações que convidam bastante a comunidade externa, como as atividades culturais, e o grande diferencial desse ano é a mostra de inovação. Essa mostra irá trazer grandes empresas no âmbito do empreendedorismo e o encerramento será no dia 17 de outubro, com a premiação durante o Conpeex. Então, acreditamos que esse evento também convida a comunidade externa a estar conosco no Conpeex.

Acesse aqui a programação do evento.

Rodapé

Fonte: Secom/UFG