Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Rousseau

Projeto aborda estética, ética e educação na obra de Rousseau

Em 11/12/19 13:38. Atualizada em 11/12/19 13:43.

Pesquisa do professor Wilson Alves de Paiva (FE/UFG) será realizada na Universidade de Sorbonne

Um projeto de pesquisa do professor Wilson Alves de Paiva, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG) irá investigar a relação entre estética, ética e educação na obra do filósofo suíço Jean-Jacques Rousseau. Intitulado "Arte dos jardins: educação e estética em Rousseau", o projeto será desenvolvido durante os quatro meses em que o professor passará como docente visitante na Universidade de Sorbonne, na França, sob orientação da professora Céline Spector e auxílio do professor Christophe Martin.

O Brasil é um dos principais centros de discussão e difusão da obra de Rousseau, porém este é um tema pouco explorado pelos especialistas brasileiros. A relação entre temas como estética, ética e educação em Rousseau só foi trabalhada até hoje pelo próprio professor, cujas reflexões foram publicadas na Revista de Filosofia da FFLCH, da USP, no artigo "O jardim de Rousseau e a virtude do jardineiro", além de estudos dos professores Marlene Dozol (UFSC) e Luciano Façanha (UFMA). "Os leitores têm preferido as perspectivas da política, da educação e da antropologia, ficando a estética relegada a um plano aparentemente não muito importante", explica Wilson.

A investigação se dará a partir de pesquisa bibliográfica, complementada pelas discussões com os colegas estudiosos do tema nas Universidades de Sorbonne e de Genebra, pela participação em eventos acadêmicos na França, bem como pelas observações empíricas nos jardins franceses, suíços e ingleses. O professor pretende refazer o trajeto que Rousseau fez em seus devaneios, de Genebra a Lyon, a Turim e até o interior da Inglaterra, para captar com sua câmera as impressões dos jardins – ressaltando a diferença entre o "jardim inglês" e o "jardim francês" –, buscando refletir os tipos de racionalidade que estão na base dessa organização estética e como essa racionalidade influencia a formação humana.

Professor Wilson

Professor Wilson Alves (FE/UFG) foi selecionado em edital do MEC (Foto: acervo pessoal)

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Humanidades