PVT

UFG oferece curso EaD da plataforma Programa Vida no Trânsito

Em 03/11/20 09:17. Atualizada em 03/11/20 14:40.

Formação é direcionada aos profissionais das esferas municipal e estadual

O Curso EAD da Plataforma Digital do Programa Vida no Trânsito (PVT) é oferecido pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da Universi­dade Federal de Goiás (UFG) e visa a formação dos profissionais das esferas municipal e estadual para metodologia do PVT e utilização da plataforma digital do Programa Vida no Trânsito. De acordo com os organizadores, ao final do curso, espera-se que os alunos possam integrar a equipe do PVT no seu município com a qualificação necessária com relação à metodologia do PVT e manuseio correto da plataforma digital do programa vida no trânsito.

PVT
Aula de abertura contou com a participação do reitor Edward Madureira

O curso, financiado pelo Ministério da Saúde, será desenvolvido totalmente à distância por meio do ambiente virtual de aprendizagem Moodle e plataforma Meet para encontros síncronos em dias e horários a serem estabelecidos entre o tutor e alunos. A carga horária do curso é de 60 horas, com duração de 2 (dois) meses. A coordenação do curso é realizada pelo professor Otaliba Libânio de Morais Neto, docente do Iptsp.

O Programa Vida no Trânsito (PVT) é uma estratégia intersetorial coordenada pelo Ministério da Saúde que tem como objetivo promover e articular intervenções de segurança no trânsito no âmbito dos municípios brasileiros. O PVT foi criado numa parceria com os demais órgãos do Governo Federal que compõem a Comissão interministerial do Programa com o apoio técnico da Organização Pan-Americana da Saúde. É uma das iniciativas nacionais voltada para que o Brasil consiga cumprir a meta da Década Mundial de Ações para Segurança no Trânsito e dos objetivos do desenvolvimento sustentável que é a redução pela metade das mortes causada pelos acidentes de trânsito até o ano de 2022. O Programa Vida no Trânsito foi implantado em 2011 em 5 capitais do país e posteriormente expandido para as demais capitais e municípios com mais de 1 milhão de habitantes. Atualmente está em fase de expansão para os municípios do interior do país.

O PVT visa a intervenção de segurança no trânsito que tem como principais eixos a articulação intersetorial entre as várias instituições governamentais em parceria com a sociedade civil, com a finalidade de promover ações de segurança no trânsito com base em informações qualificadas e integradas sobre as características dos acidentes de trânsito e das vítimas. Essas informações possibilitam identificar os principais fatores de risco, condições dos veículos e das vítimas que podem orientar as intervenções de segurança no trânsito.

Fonte: Secom-UFG

Categorias: Institucional