Sete transporte escolar

Projeto da UFG disponibiliza software para gestão do transporte escolar

Em 02/03/21 08:56. Atualizada em 02/03/21 10:05.

Municípios interessados já podem ter acesso à tecnologia

Carolina Melo

Sete transporte escolar

A gestão do transporte escolar pelos municípios, agora, pode contar com um software desenvolvido pelos pesquisadores da UFG, por meio do Centro Colaborador de Apoio ao Transporte Escolar (Cecate-UFG), em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A tecnologia permite a organização e o armazenamento tanto de informações simples, como cadastro de alunos, escolas, motoristas e frota, quanto de informações mais complexas levantadas por estudos de georreferenciamento. Disponibilizado de forma gratuita, e em software livre, o sistema visa melhorar a transparência e contribuir para a melhoria na gestão do transporte escolar no Brasil.

O Sistema Eletrônico de Gestão do Transporte Escolar (Sete) é acessível a qualquer município, independente do grau de desenvolvimento da gestão. Além de ser um instrumento para a organização das informações básicas, o software pode contribuir para a roteirização do aluno até a escola, de forma a estabelecer o menor tempo de deslocamento. “Ele é capaz de dar pelo menos alguma informação ao município e alguma gestão de dados, e lógico, se houver alunos georreferenciados, assim como a malha, consigo fazer a roteirização”, explica professor Willer Luciano Carvalho, coordenador do Cecate-UFG.

Pelo módulo de cadastro, por exemplo, é possível importar os dados do Censo Escolar ou mesmo de uma planilha de Excel, caso seja essa a forma de organização do município. Em relação ao cadastro da frota, assim como explica o professor Willer, é possível ter um maior controle sobre a manutenção dos veículos. Já as rotas podem ser definidas com sua identificação e um endereço descritivo, ou mesmo com todo o seu traçado georreferenciado.

Segundo Willer Carvalho, o software é capaz de fazer o georreferenciamento das rotas por meio do celular ou mesmo por uma imagem de satélite. “É possível desenhar o traçado e, assim, ele passa a ser georreferenciado, juntamente com a localização de cada aluno que utiliza a rota. Com maior detalhamento da malha viária do município, o sistema permite a realização da roteirização”, explica. Os módulos são independentes, possibilitam também a gestão dos fornecedores de insumos e outro para emissão de relatórios. Desenvolvido com software livre e código aberto, permite aos municípios acrescentarem módulos próprios, de acordo com suas necessidades.

Melhorias

Mesmo já disponibilizado para interessados, o projeto coordenado pelo professor da UFG, Willer Carvalho, terá continuidade com o desenvolvimento de três outros módulos: um sobre estimativa do custo por rota no município; outro sobre a otimização da operação (com a observância do melhor tipo de veículo para cada rota); e o terceiro que visa a comunicação de informações com o  Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “A ideia é que a tecnologia possa auxiliar nas políticas públicas do transporte escolar. A grande maioria dos municípios não possuem uma ferramenta mínima de gestão. O sistema vai ajudar eles, inclusive, a responder aos inúmeros questionamentos dos órgãos de controle”, afirma professor Willer Carvalho.

De acordo com o professor da UFG, um dos principais desafios da gestão do transporte escolar no Brasil, e que é muito questionado pelos órgãos de controle, é a transparência nos contratos e nas licitações. “O software, então, vai auxiliar nessa transparência, ainda mais que vamos implementar agora o módulo de custo e será possível ter a quilometragem real das rotas, por exemplo”. Outro problema que também poderá ser beneficiado na sua resolução, segundo o professor, é o tempo de deslocamento da criança à escola. “Temos crianças que ficam de quatro a cinco horas dentro do ônibus. Com esse software há a possibilidade de melhorar essa gestão, seja na identificação da necessidade de construção de uma escola rural ou no remanejamento do trajeto para uma escola mais próxima, a partir de convênios entre municípios”.

Cecate

A Universidade Federal de Goiás (UFG), em conjunto com o FNDE, abrigou o primeiro Centro Colaborador de Apoio ao Transporte Escolar (Cecate) do Brasil no ano de 2018. Liderado pelo curso de Engenharia de Transporte da Faculdade de Ciências e Tecnologia, o Cecate UFG visa apoiar no desenvolvimento de ações para melhoria do Transporte Escolar. Formado por uma equipe multidisciplinar, possui diversas competências, desde a análise de políticas públicas, passando por cursos de capacitação de servidores, até a produção de ferramentas de software para auxílio na gestão do transporte escolar.

Fonte: Secom-UFG

Categorias: Inovação FCT Cecate Tecnologia