Guilherme Fernandes

Estudante da UFG cria aplicativo que auxilia na rotina acadêmica

Em 17/03/21 08:59. Atualizada em 18/03/21 09:53.

Guilherme Fernandes elaborou a Agenda do Universitário para amparar toda comunidade universitária

Rafaela Ferreira

O graduando de Engenharia da Computação, Guilherme Fernandes, criou o aplicativo Agenda do Universitário para que a comunidade acadêmica tenha um maior controle de sua agenda estudantil . Guilherme explica que a maior funcionalidade do app é o monitoramento. “A ideia é ter total controle das disciplinas da faculdade, podendo montar sua grade de horários, informar se a aula será online ou não, associar o link/local dela e poder receber notificações das aulas”, disse.

Guilherme Fernandes

O estudante falou que o desenvolvimento do aplicativo se deu por ele entender as demandas dos universitários já que ele mesmo vivencia a rotina. “Me veio a ideia de criar esse app por ser um meio em que estou inserido, além de fazer parte do público-alvo, fazendo com que eu tenha mais propriedade para definir as principais demandas que ele poderia ter”, afirmou Guilherme. Apesar de já existirem outras alternativas de gerenciamento estudantil, foi notado, por ele, que elas não eram o suficientes, então era necessário produzir algo mais completo, mas também de fácil utilização.

A Agenda do Universitário, além de acompanhar a grade estudantil, também possui funções para registrar atividades e pode receber notificações de outros âmbitos da universidade. Operações como cálculo e simulação de notas do aluno, alertas sobre devoluções de livros da biblioteca, controle de faltas e backup de imagens compõem as diversas aplicações disponibilizadas no aplicativo. A tecnologia não é paga, está disponível na Play Store e pode ser usada por toda comunidade acadêmica, desde discentes e docentes até por alunos de outras instituições.

Desdobramentos

O processo de criação do aplicativo acompanha o estudante de Engenharia de Computação desde o ano de 2019. Guilherme conta que o procedimento se deu, primeiramente, em um estágio da faculdade, onde teve contato com diversas tecnologias para desenvolvimento de aplicativos. O andamento da constituição do App teve início em julho daquele ano, depois de Guilherme ter entrado em contato com a tecnologia Flutter da Google, uma interface de criação de aplicativos compilados nativamente. “Desde então comecei meus estudos sobre a ferramenta, e logo pensei que a melhor forma de eu ganhar experiência em uma ferramenta para desenvolvimento mobile, seria criando o meu próprio aplicativo”, afirmou Guilherme.

Entre a vida acadêmica e as aulas, o estudante retornou o processo de criação do aplicativo em fevereiro de 2020 e conseguiu aprimorá-lo em março do mesmo ano. “Já havia muita coisa do app pronto, mas eu ainda não estava satisfeito, faltava um pouco mais para eu poder publicar, até porque me considero uma pessoa exigente em relação à aparência e à usabilidade”, disse Guilherme. Ele ainda comentou que o período de paralisações das atividades da UFG, devido a pandemia da Covid-19 e isolamento social, foi importante para que ele conseguisse aprimorar o aplicativo e publicá-lo na Play Store.

Lançado no ano de 2020, a Agendo do Universitário continua em constante processo de melhoramento. “O app foi publicado em 30 de março de 2020, há quase 1 ano. Não havia divulgado tanto o aplicativo, pois ainda queria fazer mais melhorias para me sentir confiante o bastante para que todos utilizassem”. Um futuro incremento que o estudante pretende fazer é a disponibilização do aplicativo para usuários IOS, sistema operacional da Apple, já que esse sistema exige a manutenção do aplicativo através de aparelhos próprios, como um MacBook, e um maior investimento monetário.

Apesar de já publicado e disponível para a comunidade acadêmica utilizar, Guilherme ressalta que as avaliações do aplicativo auxiliam no crescimento da ferramenta . Com isso, é através dos comentários e opiniões que ele consegue medir o nível de satisfação de quem utiliza, para que assim, o estudante possa trabalhar em possíveis alterações: “O aplicativo continua em constante melhoria, sempre que tenho tempo estou trabalhando nele. Recebo muitas sugestões de aperfeiçoamentos, e vou anotando todas. Não deixo de analisar nenhuma funcionalidade que me é sugerida, até porque se estão pedindo é porque há uma necessidade”, informou.

A Agenda do Universitário é um projeto pessoal e independente, mas que contou com o apoio docente e universitário na trajetória. Segundo Guilherme, assim que informou para sua unidade acadêmica, a Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC), recebeu muito incentivo e auxílio na divulgação, como os e-mails enviados para os outros estudantes e publicações nas redes sociais da EMC. “Ter esse apoio da faculdade é mais do que essencial, além do reconhecimento, lhe fornece motivação para melhorar cada vez mais o app e dá continuidade ao projeto”.

Fonte: Secom-UFG

Categorias: Tecnologia EMC