tics

Tecnologia da Informação e Comunicação auxilia pesquisas científicas

Em 14/06/21 16:56. Atualizada em 14/06/21 16:56.

Com a temática “Soluções em TICs para apoio à pesquisa”, evento virtual destaca diversos programas e sites para auxiliar o trabalho dos pesquisadores

Augusto Araújo

A Universidade Federal de Goiás (UFG) promoveu no dia 14 de junho a palestra “Soluções em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para apoio à pesquisa parte II”, ministrada de forma virtual através de seu canal no YouTube. A primeira parte da palestra foi ministrada no dia 06 de abril e você pode encontrá-la na playlist “Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação 2021”, no canal da própria UFG. O evento teve a presença de intérpretes em Libras, para maior acessibilidade.

O professor associado do Instituto de Informática da UFG (INF/UFG), Hugo Nascimento, voltou a ministrar a palestra dando prosseguimento às discussões a respeito de ferramentas virtuais para apoio às pesquisas científicas. Neste evento, o professor Hugo se aprofundou em dispositivos para revisão bibliográfica, coleta e análise de dados, escrita de textos científicos, tradução de textos para outros idiomas, elaboração de slides de apresentação e o gerenciamento de projetos. Houve também sessões de perguntas e respostas com os espectadores da palestra.

O professor destaca que todas as ferramentas escolhidas para a apresentação seguem os quesitos: gratuidade para o pesquisador; funcionamento em diferentes plataformas (GNU/Linux, Windows e Mac OS); e alta disponibilidade, com atualização constante da ferramenta. Hugo também afirmou que optou por ferramentas que preferencialmente permitam um controle pessoal de dados maior e que possibilitem o uso de forma gratuita mesmo após a conclusão do curso do pesquisador.

Para o gerenciamento de bibliografias, ele recomendou os softwares Zotero e JabRef e explicou: “Há várias razões para se fazer uma pesquisa bibliográfica. Você pode usá-la para explorar uma lacuna na sua área de pesquisa, por exemplo. Temos que ler várias referências para entender a pesquisa, pode vir a ser centenas de bibliografias. Então, esses gerenciadores de bibliografias ajudam nesse controle das referências”, conclui Hugo Nascimento. Na sequência, ele demonstrou como utilizar esses softwares virtuais.

tics

Visando a Revisão Sistemática da Literatura, o professor indicou que esse método de revisão é um processo de controle para encontrar de forma mais eficiente o conteúdo necessário para a pesquisa. Ele indicou o software StArt, que se tornou exclusiva para a plataforma Windows e em sites na web, Hugo apontou o Parsif.al, SESRA.net e o SRL-Tool. Contudo, o professor fez ressalvas, apontando que não conseguiu encontrar aspectos que garantem a segurança dos dados dessas plataformas virtuais.

Para a coleta de dados, Hugo Nascimento destacou as ferramentas web do REDCap e GSuite Forms, que possibilitaram a criação de questionários com planilhas e visualizações gráficas da pesquisa. Já para a análise dos dados, a recomendação do professor é a ferramenta Calc do LibreOffice ou as planilhas do GSuite, das que estão disponíveis na web. Para os softwares que teriam que ser baixados, Hugo recomendou os programas estatísticos R Project, RKWard, RStudio, PSPP e SOFA.

Para a escrita científica e elaboração de textos, os softwares livres Writer e Draw, do LibreOffice, além do Google Docs, foram as recomendações de Hugo Nascimento. Para a área da Computação, o professor recomendou o Latex, software muito utilizado nessa área. Entre os recursos de tradução de textos, Hugo comentou que o Google Tradutor e o DeepL Translator são duas plataformas virtuais disponíveis para utilização, embora aconteçam falhas ocasionais de tradução.

Chegando ao fim da palestra, o professor Hugo citou diferentes ferramentas para a apresentação de trabalhos, dentre eles o LibreOffice Impress e o GSuite Slides. Para apresentações mais elaboradas, ele indicou o Prezi, Sozi e o Reveal. Todas essas ferramentas são gratuitas para o pesquisador.

Hugo Nascimento também citou sites para realização de webconferências, dentre elas, o Google Meets, Google Chat e o RNP. Para o armazenamento de arquivos e dados, o professor citou o Google Drive e o Syncthing. Por fim, a respeito do gerenciamento de projetos, Trello e OpenProject foram duas ferramentas apontadas pelo professor como suportes para o pesquisador.

Para assistir a palestra clique aqui.

Primeira palestra: Pesquisa e segurança virtuais são temas de palestra na UFG

Categorias: Institucional PRPI