Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Carreira profissional banco de imagens

Egressos do ICB contam sobre sua formação acadêmica e profissional

Em 13/09/21 13:08. Atualizada em 13/09/21 15:24.

Evento discutiu o mercado de trabalho para discentes formados pelo Instituto de Ciências Biológicas

Janyelle da Mata

A mesa-redonda “A ciência no contexto dos profissionais formados pelo ICB: desafios e oportunidades” foi mediada pela discente de Biomedicina do Instituto de Ciências Biológicas (ICB-UFG), Júlia Coelho Masiero, e pela professora do Institugo, Jascieli Bortolini. E contou com a participação de Iury Kesley Marques de Oliveira, professor da Secretaria Estadual de Educação de Goiás (Seduc-GO), Gustavo Bergoli Rosa, professor do Instituto Nacional de Cursos, Raisa Romênia Silva Vieira, pesquisadora no Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS) e Rhyllary Coelho e Silva, coordenadora do Instituto Educacional Tiradentes, todos egressos do ICB/UFG, que relataram sobre suas experiências e formação profissional. O evento faz parte da Semana do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) Virtual, que ocorreu nos dias 09 e 10 de setembro de 2021, com transmissão pelo canal do Youtube UFG Oficial

A exposição iniciou com a fala do professor da Seduc, licenciado em Ciências Biológicas, Iury Kesley, que fez o resgate de sua vivência como discente até a sua formação como professor de Biologia. Iury contou sobre suas motivações para escolha do curso e de suas expectativas ao entrar na Universidade, além de suas impressões sobre a licenciatura, carregadas com ele desde o ensino fundamental e médio. Ele explicou como sua desconstrução ocorreu no espaço universitário e falou sobre as leituras e projetos que possibilitam a abertura de seu horizonte acadêmico.

No mercado de trabalho Iury Kesley deu destacou como a práxis (teoria e prática) é importante para a esfera educacional e que é importante adequar toda a carga teórica adquirida na graduação para o ambiente profissional e não apenas descartar por não caber dentro da sala de aula. 

A segunda fala foi realizada por Raísa Romênia, bacharel em Ciências Biológicas. Ela, assim como o Iury, descreveu de forma rápida sua trajetória acadêmica como forma de contextualização. Raísa contou sobre sua experiência no ICB e sobre as linhas de pesquisa que ela seguiu e segue, algumas influenciadas pelo Instituto de Ciências Biológicas.  Ela fez a apresentação do Projeto GEF Áreas Privadas: Conservação, Biodiversidade e Paisagens Rurais, de realização do IIS e do Ministério do Meio Ambiente. Segundo ela, o projeto visa a conservação de áreas privadas, priorizando a fauna e flora nativa da região. Por fim, ela explicou como a relação social e não apenas acadêmica influenciou sua vida profissional e salientou que é importante os alunos manterem seus horizontes abertos.

Novos horizontes 

A terceira fala foi elaborada por Gustavo Bergoli, graduado em Biomedicina, que explicou o seu campo de atuação: a estética. Segundo ele, é uma área rasa de conhecimento científico e por isso é um campo de interesse dele. Sua vida acadêmica, segundo ele, é voltada para agregar pesquisas dentro desse espaço. Ele relatou sobre as áreas da estética, sendo a facial, capilar e a corporal, e afirmou que a estética capilar está sendo o produto mais procurado por pacientes devido à sequelas da covid-19.     

Gustavo destacou a importância da vida universitária para além dos estudos e contou que suas experiências como organizador de eventos na atlética Sanguinária foram de extrema importância para a sua visão empreendedora de hoje. Ele compartilhou também sobre como sua área de atuação se voltou para a estética na sua vida profissional após a UFG. Por fim, ele falou um pouco sobre o empreendedorismo e quais desafios são encontrados para quem escolhe esse caminho.

A quarta e última fala foi feita por Rhyllary Coelho, graduada em Ecologia e Análise Ambiental. Ela contou sua trajetória desde a formação em 2017 até agora e como se encontrou no campo da Agroecologia e que apesar da afinidade com a área sempre esteve aberta a novas oportunidades e caminhos, ressaltando como isso é importante.

Rhyllary explicou sobre a reformulação que o Instituto que ela coordena sofreu, saindo de cursos técnicos ligados à mineração para o campo agrícola, com agroflorestas e agropecuária voltada para a agroecologia. Ela afirmou que sua receptividade a novos caminhos foi importante para a vida profissional que tem hoje e explicou que a agroecologia, os projetos, as pesquisas foram de extrema importância para que, saindo bacharel da Universidade, conseguisse ministrar aulas, como aconteceu. Todas as atividades da Semana do ICB estão disponíveis no Canal do Youtube UFG Oficial.  

Janyelle da Mata é estagiária de Jornalismo sob supervisão de Carolina Melo e orientação de Silvana Coleta     

 

Fonte: Secom-UFG

Categorias: Ciências Naturais ICB