Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
vacina covid

9 de Junho é o dia Nacional da Imunização

Em 09/06/22 15:18. Atualizada em 09/06/22 15:23.

Campanha visa conscientizar sobre a importância de manter a caderneta de vacinas em dia

Marina Sousa

Em 2021 o Instituto de Pesquisa Ideia, realizou uma pesquisa para descobrir qual palavra melhor definiu o ano e a escolhida pelos 1.200 entrevistados, acima de 16 anos, de todas as regiões do Brasil, foi Vacina. Neste dia 9 de junho, Dia Nacional da Imunização, o Instituto de Patologia e Saúde Pública (IPTSP/UFG) reforça sobre a importância de se vacinar e manter a caderneta de vacinação em dia. 

A Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Faculdade de Enfermagem (FEN), possui a Sala de Vacinas que é aberta para toda a comunidade, atualmente, estão sendo ministradas na Sala as doses de Covid-19 (1°,2°3° e 4° dose), Trivalente (H1N1, H3N2 e Influenza B) e Sarampo. Portanto, se você ainda está com a sua caderneta desatualizada, não dê chance para doenças imunopreveníveis, vacine-se.  

9 de Junho é o dia Nacional da Imunização
Frascos de imunizantes (Covid-19, Influenza e Sarampo) na Sala de Vacinas da FEN/UFG (Foto: Marina Sousa)

A professora e também presidente da Comissão Interna de Saúde e Segurança do Servidor Público (CISSP) do IPTSP, Marcelle Sales, que também atua na área da virologia no Instituto, explica que a rápida disseminação dasfake newsfaz com que a procura por imunização no país diminua. “Estamos vivenciando um período muito perigoso com o risco do retorno de doenças já erradicadas no país. O Brasil perdeu o certificado de erradicação de sarampo em 2019 e hoje faz parte da lista de países com "alto risco" de retorno da poliomielite, justamente pela baixa cobertura vacinal. É uma situação muito triste, uma vez que o Brasil tem um programa de imunização de sucesso e que é referência mundialmente. Estamos vivenciando o aumento do número de casos de doenças preveníveis através de vacinas disponíveis no SUS, finaliza Marcelle Sales. 

As vacinas também diminuíram consideravelmente outras doenças, como a covid-19, caxumba, rubéola, gripe e tétano, reforçando  assim, que o  Programa Nacional de Imunizações do Brasil é um dos mais completos do mundo, e que são disponibilizadas na rotina de imunização cerca de 19 vacinas, cuja proteção inicia ainda nos recém-nascidos, podendo se estender por toda a vida.

Vacinação 

A FEN reforça que o grupos que estão sendo vacinados na Sala de Vacinas são:

  • Covid-19:

- Acompanha-se o calendário nacional de vacinação.

  • Trivalente:

- Grupos prioritários (Idosos, trabalhadores da área da saúde, professores e profissionais que atuam em instituições de ensino, comorbidades, gestantes -  confira a relação completa no site: fen.ufg.br).

  • Sarampo:

- Trabalhadores da área da saúde.

Não há necessidade de agendamento. Leve com você  documentos pessoais e cartão de vacina. O horário de funcionamento da Sala de Vacinas da FEN é das 8h às 13h.

 

Fonte: IPTSP

Categorias: Saúde IPTSP