Detecção precoce do câncer de mama

Em 13/03/13 17:15. Atualizada em 24/11/14 14:13.

Logo Jornal

Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás
ANO VII – Nº 56 – MARÇO – 2012

Detecção precoce do câncer de mama

Com a criação de centro especializado, tempo de diagnóstico do câncer de mama deve ser reduzido pela metade. Projeto tem parceria com o Instituto Avon

Foto: Thamara Fagury

Autoridades presentes posam com o cheque doação

Autoridades presentes posam com o cheque doação: secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Teresa Cristina Nascimento Sousa; presidente executivo da Fundahc, José Antônio de Moraes; embaixadora do Instituto Avon, Luiza Brunet; reitor Edward Madureira; diretor executivo do Instituto Avon, Lírio Cipriani; superintendente da Secretaria de Estado da Saúde, Halin Antônio Girade e o coordenador do Programa de Mastologia do HC, Ruffo de Freitas Júnior.

A Universidade Federal de Goiás, por meio da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (Fundahc) firmou uma parceria com o Instituto Avon para construção do Centro de Detecção Precoce do Câncer de Mama. O Instituto doará ao projeto R$ 2,3 milhões que serão utilizados na construção do novo prédio que abrigará o projeto. O centro terá 1.089 metros quadrados e funcionará ao lado do hospital. A obra está orçada em R$ 5 milhões, com o restante dos recursos vindo da UFG.

O coordenador do Programa de Mastologia do HC, Ruffo de Freitas Júnior, ressaltou que o tempo de espera para os exames deve diminuir dos atuais 30 dias para 14 dias, quando o centro estiver pronto. “Será um grande reforço na busca da redução da mortalidade feminina por câncer de mama em todo o estado de Goiás”, afirma.

Com a melhoria dos serviços, todos centralizados no mesmo local, o Programa de Mastologia do Hospital das Clínicas/UFG espera dobrar sua capacidade de atendimento de nove mil para 18 mil mulheres ao ano. Além disso, o centro será o primeiro do estado a contar com um aparelho de estereotaxia, de alta precisão, que permite a identificação de tumores em 3D, com atendimento aos usuários do SUS. A professora Rosemar Macedo, integrante do Programa de Mastologia, explica que, com o aparelho de estereotaxia, as biópsias poderão ser ambulatoriais, diminuindo a demanda pelo uso do centro cirúrgico no HC. A inauguração do Centro de Detecção Precoce do Câncer de Mama é  prevista para 2014.

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
56 p14 222 Kb 4874dc6b9fed706bb17985c6211c1f20