Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás

Por que o programa Ciência sem Fronteiras não contempla estudantes das Ciências Humanas?

Em 13/03/13 17:21. Atualizada em 24/11/14 14:13.

Logo Jornal

 

Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás 
ANO VII – Nº 56 – MARÇO – 2013

Por que o programa Ciência sem Fronteiras não contempla estudantes das Ciências Humanas?

Texto: Michele Martins | Fotos: Carlos Siqueira, Jéssika Alves e Divulgação

Jéssica Chiareli

Jéssica Chiareli, estudante do curso de Jornalismo

 

Ao buscar a resposta para a pergunta da estudante de Jornalismo Jéssica Chiareli sobre o motivo pelo qual o programa Ciência sem Fronteiras não oferece bolsas para estudantes das áreas de Ciências Humanas, notamos que o posicionamento da comunidade acadêmica sobre o assunto ainda é multifacetado e que não seria adequado que somente uma pessoa respondesse. Por esse motivo, fomos atrás de representantes das grandes áreas de humanidades e das exatas para  refletir e opinar sobre o assunto, que merece ser mais discutido dentro da academia.


O Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) é uma iniciativa do governo federal, especificamente do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do CNPq, e do Ministério da Educação, da Capes e das Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico, com o objetivo de promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira. A previsão é de que sejam concedidas 101 mil bolsas até 2015 para promover intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação de determinadas áreas do conhecimento, tidas como prioritárias.


Contudo, o fato do programa não contemplar qualquer área dashumanidades tem provocado questionamentos sobre a real contribuição para o desenvolvimento social, econômico e tecnológico do país. A coordenadora de Assuntos Internacionais da UFG, Ofir Bergemann, reconhece o surgimento desse tipo de questionamento por parte da comunidade, uma vez que cada área tem seu papel no desenvolvimento do País. “Um exemplo claro é a importância do domínio de línguas estrangeiras que, por sinal, tem sido um dos maiores problemas para os estudantes conquistarem uma bolsa pelo CsF”, declarou a coordenadora.

Eliana Martins 

Eliana Martins

A professora da Faculdade de Farmácia, Eliana Martins Lima considerou que a maioria dos programas de incentivos e investimentos em ciência e tecnologia é planejado de forma a priorizar certas áreas e a definição de prioridades será sempre acompanhada de argumentos que, válidos ou não, a justificam. Ela lembra que, tais argumentos, nem sempre correspondem às expectativas de todos. “Atualmente a Capes e o CNPq oferecem para todas as áreas do conhecimento, cerca de 142 mil bolsas. À exceção das chamadas de editais do tipo “universal”, todas as demais definem com clareza as áreas contempladas. Se o formato do programa, suas modalidades e restrições são o que de melhor se poderia apresentar, creio que ainda não temos dados para responder”, concluiu.

 

Fábio Nogueira

Fábio Nogueira


Para o professor do Instituto de Informática, Fábio Nogueira de Lucena, é preciso entender a lógica econômica por trás dessa política do governo que envolve grandes investimentos. "A ideia do governo de priorizar essas áreas tecnológicas e de inovação vai ao encontro do que a sociedade também valoriza, pois todos buscamos um retorno financeiro imediato e queremos possuir as novas tecnologias. Não creio que a problemática esteja em priorizar certas áreas, mas sim, não promover as demais", avaliou o professor que também destacou a importância desse debate no âmbito das universidades. “A comunidade acadêmica deve se posicionar quanto à coerência ou não de ações que afetam a formação superior e seus impactos a longo prazo”, reiterou.

 

Luiz Mello

Luiz Mello


O diretor da Faculdade de Ciências Sociais, Luiz Mello foi enfático em declarar que se trata de um problema preocupante tanto no âmbito político quanto epistemológico. Ele destacou a importância do surgimento das novas tecnologias e de inovações para a sociedade, mas também defendeu que deve haver uma maior atenção para a formação humanística e ética dos cientistas e das pessoas que atuarão diretamente com o desenvolvimento desses setores, assim como nas áreas de políticas públicas ou ensino de ciências. “Países como o Irã e a Coreia do Norte já possuem o conhecimento para a construção da bomba atômica, mas devemos refletir a partir de exemplos extremos como esses, qual o tipo de sociedade e de ciência queremos construir e, nessa reflexão entre tantas outras, as Ciências Humanas têm uma contribuição importante a oferecer a todos os que estão envolvidos no campo científico e à sociedade em geral. Afinal, as Ciências Humanas também não são ciências?” comentou Luiz Melo.

 

Cristiano Novaes

Cristiano Novaes de Rezende


No âmbito da Filosofia, o professor Cristiano Novaes de Rezende considerou que "o nome do programa é irônico, uma vez que nele a noção de ciência é associada à ideia de ausência de fronteiras quando, no entanto, vemos uma fronteira muito clara a limitar a própria ideia de atividade científica ao âmbito de suas aplicações ao desenvolvimento econômico de tipo mais imediato". Para ele a ampliação das fronteiras do desenvolvimento tem pecado pela falta de refinamento conceitual dessa noção de ciência: “reduzida à mero êxito operacional e à solução de problemas, o que lhe importa é ‘fazer funcionar’ e não tanto explicar, conhecer”. Em sua opinião, a própria existência do que considera ser um equívoco  epistemológico acerca do que seja ciência e pesquisa de base “evidencia que o desenvolvimento nacional depende, em suas políticas públicas e programas de grande envergadura, de mais investimento, por exemplo, em Filosofia. Assim, não haveria verdadeira inovação sem uma abordagem global do conhecimento.

 


 José Alexandre

José Alexandre Felizola Diniz Filho


O professor do Instituto de Ciências Biológicas, José Alexandre Felizola Diniz Filho não concorda com as prioridades do CsF e ainda apresentou outras críticas. "O CsF foi mal elaborado. Ele é muito caro e ineficiente, pois seria possível intensificar a internacionalização com a contemplação de outras estratégias. Se a lógica é dar "retorno" científico e tecnológico para o Brasil e promover a internacionalização em curto-médio prazo, então, o programa não deveria enviar alunos de graduação – selecionados sem os devidos critérios científicos – para assistir aulas no exterior, nem sempre em boas universidades, cientificamente fortes. O programa deveria focar em enviar e trazer pesquisadores experientes, doutorandos ou pós-doutores. Programas assim existem há tempo e, apesar de possuírem menores recursos e menos destaque na mídia, sempre sobrou recurso para esse tipo de intercâmbio promovido pela Capes. Se o CsF está focado em circular os nossos alunos pelo mundo sem que desenvolvam atividades técnico-científicas relevantes, então deveríamos apenas proporcionar-lhes uma experiência que priorizasse alunos de iniciação científica, permitindo que eles ficassem dois ou três meses fora do país, quando for as férias aqui”, sugeriu o professor.

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
56 p15 347 Kb 06da4a1eceb36c03d152a02d349d5b17