A língua portuguesa agora é de interesse mundial

Em 24/06/13 16:44. Atualizada em 21/08/14 11:46.

Logo Jornal

Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás
ANO VII – Nº 59 – JUNHO – 2013

A língua portuguesa agora é de interesse mundial

Simpósio Mundial de Estudos em Língua Portuguesa criado por universidades paulistas será realizado em Goiânia

Texto: Erneilton Lacerda | Fotos: Carlos Siqueira

A UFG sedia de 2 a 5 de julho o quarto Simpósio Mundial de Estudos em Língua Portuguesa. O evento criado por um grupo de universidades paulistas e realizado bienalmente, está pela segunda vez no Brasil, desta vez em Goiânia. A intenção é a troca de experiências entre pesquisadores, estudantes, mas também elaboradores de políticas públicas para a promoção do idioma no mundo. Segundo a coordenadora do evento em Goiânia, Vânia Galvão, o Simpósio é acadêmico, mas também tem um forte apelo político já que o português, em especial o brasileiro, tem ocupado espaço representativo no panorama mundial.

Pesquisadores de países como China, Estados Unidos, França e Itália, além dos países falantes do português como Portugal, Macao na China se reunirão por quatro dias na UFG - de 2 a 5 de julho - para discutir temas como a gramática dos falantes, políticas públicas para o ensino de português, o movimento de valorização do português, entre outros temas.

O congresso teve cerca de dois mil inscritos e, apesar de continuarem a procura pelas inscrições, elas já estão encerradas. Toda a programação está disponível no site www.simelp.letras.ufg.br Confira ao lado, algumas das palestras e mesas de destaque na programação.

14h - 18h50 - MESAS-REDONDA
Local: Centro de Cultura e Eventos da UFG
Gramáticos do português: “Defino minha/nossa obra gramatical como...”
14h - 16h - Sessão (I)