Embaixadora da União Europeia faz conferência na UFG

Em 24/06/13 16:44. Atualizada em 21/08/14 11:46.

Logo Jornal

Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás
ANO VII – Nº 59 – JUNHO – 2013

Embaixadora da União Europeia faz conferência na UFG

Texto: Luiza Mylena | Fotos: Carlos Siqueira

A UFG recebeu, em junho, a embaixadora da União Europeia (UE) no Brasil, Ana Paula Zacarias. Ela é portuguesa e representa a União Europeia (UE) no Brasil desde 2010, quando foi nomeada chefe da delegação. Ana Zacarias esteve no Câmpus Samambaia onde proferiu uma conferência sobre o valor que a aproximação com o Brasil tem para a União Europeia, da importância do enfrentamento de crises e criação de parcerias estratégicas.

embaixadora

Em sua fala, a embaixadora fez um panorama sobre a criação e o desenvolvimento da União Europeia e seu significado em todo continente europeu. Para ela, o feito mais importante desta iniciativa foi a abdicação dos países de uma parte de sua soberania em prol dos cidadãos da União, o que pode ser visto, principalmente, pela livre circulação de pessoas.

No contexto do ensino, a embaixadora ressaltou a importância que a educação tem para o fortalecimento das relações entre a Europa e o Brasil, com destaque para os intercâmbios internacionais. Segundo Ofir Bergemann, a Europa é o destino favorito dos estudantes que procuram intercâmbio. E foram eles, os alunos, que lotaram a sala para saberem mais sobre a União Europeia e a parceria com o Brasil. Ao final da conferência os estudantes puderem fazer perguntas sobre economia, relações internacionais e intercâmbios entre as universidades.

Na conferência estavam presentes o reitor Edward Madureira Brasil, o pró-reitor de cultura e extensão e responsável pelas atividades do Instituto Brasil Europa (IBE) na UFG, Anselmo Pessoa Neto e a Coordenadora de Assuntos Internacionais(CAI/UFG) e membro do comitê diretivo do IBE, professora Ofir Bergemann.
IBE - O IBE é uma instituição patrocinada pela UE que reúne universidades brasileiras e europeias visando o desenvolvimento de ensino e pesquisa em nível superior no Brasil.

Categorias: União Européia embaixadora conferência

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo