Projeto recupera o Centro de Estudos Brasileiros da UFG

Em 07/11/13 10:20. Atualizada em 24/11/14 14:13.

Logo Jornal

Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás
ANO VII – Nº 63 – OUTUBRO – 2013

Projeto recupera o Centro de Estudos Brasileiros da UFG

Texto: Erneilton Lacerda | Foto: Carlos Siqueira

Centro de Estudos Brasileiros

CEB é reinaugurado como projeto de extensão da universidade, 49 anos depois de ser fechado pela ditadura militar

A 10ª edição do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex) ficará marcada pela reinauguração do Centro de Estudos Brasileiros (CEB) da UFG, que teve suas atividades suspensas em 1964, em plena ditadura militar, pelo então presidente da República, Humberto Castelo Branco. Agora, o CEB é um dos projetos de extensão da universidade. A solenidade, que oficializou a reabertura, foi realizada no dia 16 de outubro e teve a participação do presidente honorário do Centro, Gilberto Mendonça Teles, presidente à época do fechamento do CEB.

Uma palestra foi proferida por Gilberto Mendonça Teles, que contou a história do Centro de Estudos Brasileiros, criado em 1962. “A ditadura militar nos acusou de comunistas por estudar o Brasil. Naquela época, não se podia estudar o país. Por isso é que fecharam o CEB.” O professor destacou o fato de o Conpeex evidenciar a I Jornada do novo Centro de Estudos Brasileiros da UFG, “revelando, assim, novas perspectivas e a presentificação de seu futuro”, considerando ainda o contexto de 1962.

O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, parabenizou à equipe responsável pelo restabelecimento do CEB por ter “abraçado o importante desafio de refletir sobre as questões do Brasil”. Edward Madureira disse também estar feliz em poder ver na plateia pessoas de diversas origens, em relação às unidades acadêmicas da universidade, e de diversas gerações.

O coordenador do CEB, Wolney Alfredo Arruda Unes, argumentou que há uma busca pelo espírito moderno, pioneiro e atual visto no Centro presidido por Gilberto Mendonça Teles. Ele ainda enumerou os objetivos do projeto, enfatizando a necessidade do brasileiro de conhecer seu espaço geográfico e seus conterrâneos, e também da possibilidade de se propor alternativas ao desenvolvimento humano europeu – excludente e terminal.

No encerramento da I Jornada, foi apresentada a segunda edição do Cadernos de Estudos Brasileiros (ano I, julho/dezembro de 1963), com textos que não puderam ser publicados devido ao fechamento do CEB. Esse material pode ser encontrado no site do Centro: www.ceb.ufg.br

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
63 p4 230 Kb abbbffc65fc4bcea671cc94acfb41c33