Editorial: Maturidade para atingir novas metas

Em 21/01/14 15:43. Atualizada em 24/11/14 14:13.

Logo Jornal

Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás
ANO VII – Nº 64 – NOVEMBRO / DEZEMBRO – 2013

Editorial: Maturidade para atingir novas metas | Texto: Silvana Coleta Santos Pereira*

Foto: Carlos Siqueira

Professora Silvana Coleta

Em junho de 2006, circulou a primeira edição do Jornal UFG, criado com o objetivo de mostrar que um jornalismo eficiente começa na própria universidade, com uma imprensa articulada com a lógica interna da academia e com as rotinas produtivas dos veículos de comunicação. A publicação surgiu com a missão de diminuir a distância entre a universidade e a sociedade, criticada pela falta de divulgação das pesquisas e também devido à sua linguagem hermética.

Parte integrante de uma política de comunicação baseada nos princípios da pluralidade, diversidade, democratização e do acesso à informação, o Jornal UFG firmou-se como um espaço a serviço do ensino, da pesquisa, da extensão e da cultura. A publicação se apresenta, hoje, como canal eficiente de divulgação científica, além de garantir oportunidade de expressão aos vários segmentos da comunidade universitária e possibilitar a difusão das notícias e informações da universidade.

O mundo contemporâneo vive um contexto de crises de diferentes naturezas e a universidade, enquanto instituição social, deve responder às suas demandas, viabilizando alternativas para a democratização e humanização da sociedade. Para que isso ocorra, é preciso compreender a realidade e criar mecanismos que combatam atitudes antidemocráticas e antissolidárias, pois a leitura do mundo contribui para nele intervirmos.

Quase oito anos depois de seu lançamento, o Jornal UFG chega à edição nº 64 como um importante apoio à aproximação entre a universidade e a sociedade, por traduzir a informação científica e divulgar a produção do conhecimento, devolvendo para a comunidade o que a academia produz. Com a nova gestão que se inicia, estamos certos de que o Jornal UFG está maduro para enfrentar novos desafios.

Nessa perspectiva, apresentamos, nesta edição, um resumo da gestão 2006-2013, capitaneada pelo reitor Edward Madureira Brasil, que mostra uma universidade conectada ao meio em que se insere, exercendo papel fundamental no sentido de transformar as situações socioculturais. Nesse contexto, o Jornal UFG constitui importante projeto político, acadêmico, científico e cultural para garantir a socialização do conhecimento e a transparência dos atos administrativos.

* Professora da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) e Coordenadora de Imprensa da Assessoria de Comunicação (Ascom) da UFG

Categorias: Editorial Jornalismo Assessoria de Comunicação

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo