Encontro nacional reune estudantes de Design

Em 08/09/14 14:37. Atualizada em 24/11/14 14:13.

Logo Jornal

Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás
ANO VII – Nº 67 – Setembro – 2014

Encontro nacional reune estudantes de Design

Texto: Thaíssa Veiga e Warlos Morais | Fotos: Carlos Siqueira e Adriana Cristina

NDesign Alunos

Os participantes foram recepcionados no pátio da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac), no Câmpus Samambaia pelos organizadores do evento que proporcionaram um momento descontraído de boas-vindas

O Encontro Nacional dos Estudantes de Design (NDesign) reúne anualmente estudantes de todo o País, desde o início da década de 1990, para discutir questões filosóficas, culturais e científicas que envolvem a formação e o mercado profissional na área. A organização do evento, feito exclusivamente por estudantes, foi composta por integrantes de cinco instituições: Faculdade Cambury, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), SENAC, UFG e Universidade Salgado de Oliveira (Universo). Este ano a cidade-sede foi Goiânia e as atividades, como palestras, apresentações de cases, oficinas e workshops, foram realizadas no Câmpus Samambaia da UFG, de 19 a 26 de julho.

Cerca de 1.200 estudantes de todo o País apresentaram trabalhos acadêmicos e conferiram depoimentos de 78 profissionais convidados entre brasileiros e estrangeiros. De acordo com um dos organizadores, o estudante de Design Gráfico da UFG, Marcos Túlio Batista da Silva, a concentração das atividades e o alojamento do evento no Câmpus Samambaia proporcionaram maior mobilidade e entrosamento dos participantes. As opções de atividades foram extensas e os encontristas tiveram que se programar para conseguirem aproveitar o que julgavam mais importante dentro da programação. Foi o caso da designer gaúcha Kim Cândido, que estava ansiosa no início do evento: “Apesar de ter participado de vários outros eventos, estou com grande expectativa para as atividades do NDesign deste ano”, afirmou.

Depoimento de uma professora – A paulistana Ciça Fittipaldi há 40 anos é ilustradora e desde 1993 é professora da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da UFG. Convidada para apresentar seu case no NDesign, ela reconheceu a importância do evento organizado por estudantes, uma vez que até hoje a inserção no mercado de trabalho nessa área é difícil. “O mercado de Design em Goiânia era praticamente inexistente. As principais demandas eram da área de Identidade e Comunicação Visual, com uma prática profissional instalada no meio publicitário. A atuação de arquitetos também compartilhava o mercado de Design que teve que ser desbravado por nossos alunos, emergindo da UFG e da UCG”, esclareceu a professora.

NDesign Palestra Ciça

Professora da Faculdade de Artes Visuais da UFG, Ciça Fittipaldi, em uma das palestras do evento na qual apresentou suas experiências profissionais na área de Design

Políticas Públicas de Design – Ministrada pelo professor e coordenador do Laboratório de Políticas de Design da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Gabriel Patrocínio, a palestra sobre políticas públicas de design apresentou aos participantes a percepção de que essa atividade profissional possui outros alcances. Para Gabriel Patrocínio, é preciso despertar o interesse pelo design no âmbito governamental. “Os profissionais da área normalmente se preocupam em explicar o que é o design, focando na sociedade, nas indústrias e, por último, no governo. Seria necessário atingir os governantes, conscientizando-os sobre a importância da área e, só então, passar para as indústrias e chegar à sociedade”, afirmou o professor.

Gabriel Patrocínio lembrou ainda a criação d’O Diagnóstico do Design Brasileiro, realizado pelo Centro Brasil de Design. Esse documento procura mostrar referências do Design para o desenvolvimento da indústria e oferecer, assim, subsídios para a elaboração dessa política pública no País. “O documento levantou dados importantes sobre determinados segmentos industriais que utilizam o design e esse estudo deve continuar sendo feito, pois orienta o governo sobre a importância da área”, disse Gabriel Patrocínio.

Mídias digitais – No último dia de atividades do NDesign, ocorreu a palestra É possível inovar em design para mídias digitais?, com o diretor de Marketing e Comunicação da Associação Brasileira das Agências Digitais em Goiás (Abradi-GO), Leonardo Diogo. De acordo com ele, para encontrar a inovação, o que realmente importa é a experiência do usuário. O público leva em consideração muito mais o conteúdo do que a aparência. E é essa experiência que garante ao usuário um melhor aproveitamento do conteúdo. “Muitos confundem inovação com estas ferramentas: HTML5, JavaScript, Mobile, entre outros. Na verdade, esses são apenas recursos e eles são finitos, aparecem e somem com grande facilidade. Mas a inovação continua”, completa Leonardo Diogo.

Ana Yamaguti, formada em Design Gráfico pela UFG, afirma que “o design não é só estética, mas também a apresentação de soluções para um mercado que possui grande concorrência”.

Categorias: Encontro de estudantes NDesign 2014 Faculdade de Artes Visuais

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo