Ensino ganha novas formas

Em 18/11/14 09:48. Atualizada em 26/11/14 09:27.

Logo Jornal

Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás
ANO VII – Nº 69 – Novembro/Dezembro– 2014

Ensino ganha novas formas

Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação recebe doação de impressora 3D de ex-alunos, que auxiliará no aprendizado acadêmico

Texto: Warlos Morais | Fotos: Divulgação

A Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) recebeu, em agosto de 2014, a doação de uma impressora 3D. A iniciativa partiu de ex-alunos que se preocuparam com a necessidade de haver na faculdade recursos e ferramentas que contribuam para a formação acadêmica.

O engenheiro André Rodovalho, juntamente a outros 19 ex-alunos das turmas de 2006 e 2007, uniram-se e levantaram o dinheiro necessário para comprar a impressora 3D. “Conseguimos também a doação do material para fabricação do móvel de apoio do equipamento e a placa memorial com os nomes dos que contribuíram”, explicou André Rodovalho.

Alunos impressora 3D

Alguns dos ex-alunos que fizeram a doação da impressora 3D no dia da entrega do equipamento

De acordo com ele, mesmo com o esforço dos gestores e professores da unidade acadêmica, colocar uma ideia como essa em prática na academia não depende só de disposição. Para que o projeto de doação saísse do papel, foi preciso empenho coletivo e insistência.

A Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) entrou como parceira agilizando o processo, desde a compra até a entrega do equipamento. A dinâmica de uso da impressora pelos servidores e estudantes da unidade acadêmica foi definida em reunião pelo Conselho Diretor da EMC.

A impressora 3D produz objetos de uso do cotidiano a partir do acúmulo de camadas micrométricas de um filamento plástico derretido, aderindo um ao outro até compor o objeto desejado. Com o equipamento é possível criar maquetes, como de prédios, peças mecânicas, próteses e moldes projetados com o auxílio de um software específico.

impressora 3D

Objetos de variadas formas podem ser criados a partir da recomposição de finas camadas de material plástico, de acordo com projetos desenvolvidos em software específico

Para o diretor da Faculdade de Engenharia Elétrica, Marcelo Stheling, a iniciativa dos ex-alunos foi importante, pois, além do equipamento servir de ferramenta para colaborar com o aprendizado dos estudantes, ações como essa devem servir de exemplo e incentivar outros estudantes a retribuir a formação profissional que receberam da instituição.

Categorias: Escola de Engenharia Elétrica Mecânica e de Computação impressora 3D Doação

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
69 p17 750 Kb e3be82e4e8dc8f328fe92113902ae030