Núcleo de Línguas incrementa ensino de idiomas

Em 13/04/15 11:24. Atualizada em 23/04/15 15:16.

Logo Jornal

Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás
ANO IX – Nº 71 – Abril – 2015

Núcleo de Línguas incrementa ensino de idiomas

Com atuação mais ampla, o Nucli/ UFG visa contribuir com o ensino de idiomas estrangeiros nas escolas públicas e com as políticas públicas de internacionalização da educação superior

Texto: Silvânia Lima | Foto: Divulgação

Equipe do NucLi participa de 1º Encontro Nacional do Programa Idiomas sem Fronteiras

O Núcleo de Línguas (NucLi) do Programa Idiomas sem Fronteiras na UFG, além de oferecer cursos presenciais de língua inglesa, é credenciado como centro aplicador do exame Test of English as a Foreign Language (TOEFLiTP) e oferece aplicações gratuitas do exame ao longo do ano. Nos últimos dois anos foram aplicados mais de quatro mil testes na comunidade universitária.

Sob a coordenação geral da professora Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira e a coordenação pedagógica de Eliane Carolina de Oliveira, ambas da Faculdade de Letras, os cursos presenciais ofertados no NucLi/UFG abordam áreas específicas, como o desenvolvimento de habilidades orais (compreensão oral e conversação), habilidades escritas (inglês acadêmico) e turmas de preparação para o TOEFL. Com cargas horárias diversas (16h, 32h, 48h ou 64h), os cursos são ofertados ao longo dos semestres letivos e nos períodos de férias.

Para ingressar nos cursos presenciais é necessário realizar o TOEFL, inclusive como forma de registro e avaliação do nível do candidato. Várias datas são oferecidas para o teste neste primeiro semestre de 2015. O endereço para efetuar inscrição pela internet é o seguinte: http://isfaluno.mec.gov.br

Além da possibilidade de ofertar outros idiomas, o Programa Idiomas sem Fronteiras, instituído pela Portaria nº. 973, de 14 de novembro/2014, traz outra novidade: a extensão dos serviços de formação e capacitação em idiomas para servidores docentes e técnico-administrativos das Instituições de Educação Superior (IES), bem como para professores de idiomas da rede pública de educação básica, além da capacitação de estrangeiros em língua portuguesa. O Nucli/UFG aguarda edital específico para lançar turmas de Espanhol e Francês.

Com o apoio dos Núcleos de Línguas, o Programa Idiomas sem Fronteiras incentiva o aprendizado de línguas e proporciona oportunidades de acesso, por meio do Ciências sem Fronteiras e outros programas de mobilidade estudantil, a universidades de outros países.

Serviço
O Nucli/UFG funciona nas dependências da Faculdade de Letras, na sala 83 do Bloco Bernardo Élis, no Câmpus Samambaia.
Para mais informações:
Site: https://inglessemfronteiras.letras.ufg.br
Email: ufgnucliisf@gmail.com

Para ler o arquivo completo em PDF clique aqui