Faculdade de Odontologia da UFG oferece atendimento à população

Em 02/06/15 15:08. Atualizada em 11/06/15 09:39.

cabeçalho 73

Faculdade de Odontologia da UFG oferece atendimento à população

Pacientes são avaliados e tratados por alunos, supervisionados por professores
Texto: Angélica Queiroz | Fotos: Carlos Siqueira

Por meio de convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS), a Faculdade de Odontologia (FO) da UFG presta serviços à comunidade em geral. Os atendimentos são encaminhados pela Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, mas o próprio paciente também pode procurar diretamente o Serviço de Atendimento ao Público (SEAP) da FO para solicitar algum tratamento específico ou de emergência.

Na primeira consulta é feita uma triagem que define as necessidades do paciente e o encaminha para a consulta de diagnóstico e planejamento, onde podem ser solicitados exames complementares. Os retornos são agendados na carteirinha que todos os pacientes recebem no SEAP e devem trazer com eles em todos os atendimentos.  Se o paciente tiver duas faltas sem justificativa ou não concordar e não colaborar com o tratamento proposto poderá perder a vaga.

A FO possui três ambulatórios para atendimento, além da Clínica de Emergência, a Clínica da Pós Graduação e o Centro Goiano de Doenças da Boca (ver abaixo). Os pacientes são atendidos pelos acadêmicos do curso de Odontologia, que são orientados pelos professores e auxiliados por funcionários da faculdade. A FO também oferece exames e cirurgias ambulatoriais, que também são encaminhados pelo SUS, com limite de vagas.

Em casos de dor, hemorragia e traumas na boca o paciente deve solicitar atendimento de urgência no SEAP pelo telefone 3209-6068 ou pessoalmente na entrada principal do prédio da FO, no Setor Universitário. Os pacientes de atendimento de rotina são previamente selecionados pela regulação do SUS e de acordo com as necessidades para o ensino no curso.

Pacientes são atendidos por estudantes da Faculdade de Odontologia da UFG, sob orientação de professores.

Centro Goiano de Doenças da Boca

Fundado em 1998, o CGDB tem o realiza diagnóstico e tratamento de lesões da boca e tem como foco descobrir precocemente o câncer bucal. O Centro atende gratuitamente pacientes encaminhados do SUS e, no caso de consultas particulares, é cobrada uma taxa simbólica de R$50, com validade de três meses. O CGDB recebe atualmente pacientes encaminhados de todo o estado de Goiás, além do Norte e Nordeste do país. Os pacientes são atendidos por professores e alunos de pós-graduação. Os alunos de graduação que se interessam por essa área também podem trabalhar no local se matriculando em disciplina optativa.

O CGDB, além de extensão, é formador de recursos humanos e referência em pesquisas na área. O Centro investe em práticas integrativas e complementares como acupuntura e laserterapaia que, comprovadamente, ajudam o paciente a responder positivamente ao tratamento com doses menores de medicamentes. Atualmente o CGDB está trabalhando com um projeto de mapeamento sobre o câncer de boca no estado de Goiás e oferecendo atividades de capacitação de dentistas e agentes de saúde para serem “desconfiadores refinados” e, assim, identificar precocemente o câncer.

Confira o Manual do Usuário no link

Categorias: Serviço Odontologia