Empresa júnior oferece consultoria ambiental

Em 23/11/15 10:28. Atualizada em 25/11/15 08:32.

Empresa júnior oferece consultoria ambiental

Entre os projetos estão a adequação de mapas das cidades brasileiras e a promoção do correto descarte de bitucas de cigarro

Texto: Serena Veloso | Fotos: Divulgação

Educação Ambiental

Ações de educação ambiental com a população integram iniciativas da empresa júnior

A necessidade de um espaço para que pudessem colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e ampliar a capacitação profissional como preparativo para o mercado de trabalho fez com que estudantes de Ciências Ambientais, do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa), se unissem em prol de uma ideia. Em 2012, foi criada a primeira empresa júnior da Unidade Acadêmica, gerida exclusivamente pelos discentes: a Gaia Consultoria Ambiental Júnior.

A empresa, sem fins lucrativos, busca a integração acadêmica no desenvolvimento de projetos e serviços de cunho socioambiental, com a intenção de proporcionar aos estudantes experiência profissional e estimular suas habilidades de gestão e empreendedorismo. Atualmente, o curso de Geografia também aderiu à iniciativa, da qual integram 25 estudantes, além de colaboradores externos, com orientação de professores do Iesa. Para o diretor vice-presidente da empresa júnior e estudante do curso de Ciências Ambientais, Humberto Vinícius Carrijo, a empresa vem complementar a formação acadêmica dos alunos. “Nós ganhamos muito na questão da experiência, não só de gerir, mas, também, na parte da nossa área de atuação”, destaca.

Dentre os serviços e projetos que envolvem a consultoria ambiental, a Gaia trabalha com mapeamento, geoprocessamento, licenciamento ambiental, sensoriamento remoto, educação ambiental e cadastro rural ambiental para empresas e órgãos governamentais. Segundo Humberto Vinícius Carrijo, alguns dos serviços oferecidos ainda são voltados para o atendimento de demandas da Universidade, no entanto, a ideia é ampliá-los para o público externo.

Horta na escola

Oficina sobre construção de horta escolar realizada durante evento da Gaia na cidade de Mambaí (GO) conscientizou crianças e jovens sobre importância da alimentação saudável

Projetos

Para promover essa aproximação com o mercado, os estudantes também têm colaborado em projetos da iniciativa privada. Um deles, o Map Creator, criado por uma empresa desenvolvedora de aplicativos para celular e GPS, envolve diversas equipes em todo o país que trabalham na atualização e adequação de mapas de cidades brasileiras. Com mote competitivo, o projeto oferece premiação à equipe que realizar o maior número de atualizações no mês e aos integrantes que obtiverem destaque no trabalho. “Já ficamos em sexto lugar no Brasil e, em junho deste ano, tivemos três destaques individuais que estiveram no top 30 de editores”, comemora o diretor de projetos da Gaia, João Vitor Silva Costa.

Entretanto, não só demandas de organizações podem se tornar trabalho. Ideias que surgem na sala de aula acabam também sendo agregadas à rotina dos estudantes, como é o caso do projeto Bituca Zero. Desenvolvido durante a disciplina de Educação Ambiental do curso de Ciências Ambientais, em parceria com a Incubadora Social da UFG, o projeto visa conscientizar a comunidade universitária sobre o descarte correto de bitucas de cigarro. A proposta é espalhar bituqueiras feitas de PVC dentro do Câmpus Samambaia. “Esse é o início de um projeto que queremos desenvolver de coleta seletiva dentro do câmpus”, explica Humberto Vinícius Carrijo.

Educação ambiental

Além do desenvolvimento e participação em projetos, os estudantes também podem se envolver na organização de eventos voltados para a educação ambiental. Desde o ano passado, a Gaia, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), realiza o Encontro de Pesquisa e Extensão do Vão do Paranã. Motivados por projetos científicos desenvolvidos em aulas de campo na região, que possui cinco Unidades de Conservação, graduandos da UFG e técnicos do ICMBio perceberam a necessidade de apresentar os resultados à comunidade local, o que veio a convergir na proposta de realização do evento.

“O intuito é justamente proporcionar o conhecimento da região e tentar agregar mais pesquisas, principalmente nesses ambientes cársticos, que são extremamente frágeis e suscetíveis à contaminação de rios e cavernas, causada pelo avanço da agricultura extensiva no oeste da Bahia”, afirma o estudante do curso de Ciências Ambientais e coordenador geral do evento, Gustavo Rodrigues de Mendonça Neto. Preocupados, também, com a conscientização ambiental da população local, os estudantes incorporaram ao evento ações que envolvessem a comunidade e suas demandas, por meio de oficinas, minicursos, capacitações e vivências.

GAIA

UFG Júnior

Com o objetivo de estabelecer um sistema de acompanhamento, regulamentação, consultoria e apoio técnico às empresas juniores na Universidade, além de fomentar a cultura do empreendedorismo, o Conselho Universitário (Consuni) instituiu, em 2009, a resolução que cria o Programa de Empresa Júnior – UFG Júnior, vinculado a Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Prpi).

O Coordenador de Transferência e Inovação Tecnológica, Cândido Borges, explica que essas empresas não possuem fins lucrativos e são geridas por estudantes, onde têm “a oportunidade de desenvolver o comportamento empreendedor e aprender a gerir uma organização”. Cada curso da UFG pode ter apenas uma empresa júnior a ele vinculada. Os procedimentos e a documentação necessárias para a criação estão disponíveis no sítio da Prpi: .

Para ler o arquivo completo em PDF clique aqui

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Gaia Consultoria Ambiental Empresa Júnior