Terapia que vem da música

Em 23/11/15 10:32. Atualizada em 25/11/15 08:13.

Terapia que vem da música

Projetos de extensão do curso de Musicoterapia da Escola de Música e Artes Cênicas oferecem diversas ações à comunidade

Texto: Lorena de Sousa | Fotos: Laborinter

Destinado a habilitar profissionais musicoterapeutas desde 1999, o curso de Musicoterapia da Universidade Federal de Goiás (UFG) proporciona ao aluno uma formação interdisciplinar, que envolve conhecimento de três grandes áreas: música, que é sua linguagem principal; saúde e psicologia. Empenhados em levar esse trabalho até seu público-alvo, ações de extensão têm sido criadas e consolidadas por professores musicoterapeutas da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) e alunos de diferentes áreas de formação, dispostos a trabalhar para atender as demandas da comunidade.

O campo de atuação do musicoterapeuta é extenso. A musicoterapia pode ser utilizada em indivíduos de qualquer idade, sem qualquer conhecimento musical prévio e se aplica tanto à prevenção quanto ao tratamento de doenças. Apesar de ofertado pela EMAC, Tereza Raquel Alcântara-Silva, coordenadora do curso de Musicoterapia, explica que ele integra a área da saúde, pois lida com aspectos de prevenção e tratamento de estados de adoecimentos e manutenção da saúde. Para ela, é importante enfatizar tal definição para compreender melhor o trabalho musicoterapêutico.

Ações envolvem atividades de sensibilização com temas relacionados à saúde

Clínica de Musicoterapia

Atualmente sob a coordenação da professora Tereza Raquel Alcântara-Silva, a Clínica de Musicoterapia, foi criada em 1993 para atender demandas das turmas de especialização da Emac/UFG, ganhando força com a implantação do curso de graduação em Musicoterapia, em 1999. O local funciona como campo de estágio para os acadêmicos do curso e abriga, além da extensão, pesquisas de graduação e pós-graduação.

“O espaço está aberto para receber a comunidade interna e externa da UFG, por meio de encaminhamentos de profissionais, principalmente das áreas da saúde e da educação, além de demanda espontânea”, garante Tereza Raquel Alcântara-Silva. Os atendimentos são realizados, principalmente, por estagiários do curso de graduação em Musicoterapia sob a supervisão clínica semanal de professores do curso.

O tratamento ocorre por meio de um processo terapêutico que consiste em vários encontros com frequência semanal. O paciente passa pelo acolhimento, pela entrevista musicoterapêutica, por avaliações que ocorrem durante todas as etapas do tratamento, por sessões de musicoterapia e, por fim, a alta.

Clínica de Musicoterapia
Para ter acesso ao atendimento na clínica, é preciso entrar em contato pelo e-mail amusicoterapiaemacufg@gmail.com ou pelo telefone (62) 3209-6090 e agendar uma entrevista inicial. Não há necessidade de conhecimentos musicais prévios e o tratamento é gratuito.

Ações envolvem atividades de sensibilização com temas relacionados à saúde

Laborinter

O Laboratório Interdisciplinar de Educação em Saúde Comunitária (Laborinter) conta com uma equipe interdisciplinar formada por alunos dos cursos de Musicoterapia, Pedagogia, Ciências Sociais, Artes Cênicas, Direção de Arte e Odontologia. São realizadas ações musicoterapêuticas de intervenção breve em espaços escolares e comunitários como creches, praças, entre outros locais, estabelecendo parcerias com instituições e pessoas dos territórios atendidos. A coordenação do Laborinter está nas mãos da professora e musicoterapeuta Sandra Rocha do Nascimento.

As ações envolvem diversas atividades de sensibilização utilizando temas relacionados à saúde. No ano passado, o projeto realizava, no mínimo, uma intervenção mensal dentro de escolas. “Com as ações dentro das escolas, começamos a ter o entendimento de que seus atores se sentem ilhados dentro da comunidade, então lançamos como proposta trabalhar os parceiros que estão envolta dela”, afirma Sandra Rocha. Dentro desta perspectiva, neste ano, diversas atividades de formação e capacitação têm sido oferecidas à equipe do laboratório.

Laborinter
Qualquer membro da comunidade pode solicitar o trabalho do Laborinter entrando em contato por meio do e-mail laborintereducarsaude@gmail.com ou do telefone da coordenadora do projeto, (62) 8186-5023. Todas as ações são gratuitas.

Para ler o arquivo completo em PDF clique aqui

Fonte: Ascom UFG

Categorias: musicoterapia Extensão Clínica