Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás

CAMINHOS DA PESQUISA: Como não ter um artigo negado pelo editor?

Em 26/04/16 16:46. Atualizada em 28/04/16 15:27.

topo 78

 

 

Como não ter um artigo negado pelo editor?

Texto: Angélica Queiroz 

 

Nesta edição, a coluna Caminhos da Pesquisa traz dicas do pesquisador Vantencir Zucolotto, da Universidade de São Paulo (USP), sobre como construir um artigo científico de impacto. O especialista esteve em Goiânia durante XXIII Curso de Editoração Científica, promovido pela Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec), ocasião em que falou sobre como construir um bom artigo científico, que ele considera como um gênero literário específico.

• É preciso definir a que tipo de periódico está escrevendo – altamente especializado ou menos específico – e adequar sua linguagem a esse veículo;

• Seja claro e conciso – use o mínimo de palavras possível;

• Se o artigo é em inglês, faça as suas anotações em inglês e escreva em inglês. Não escreva em português e depois traduza a versão final;

• Atenção para não cometer plágio: faça citações usando suas próprias palavras, não parafraseie textos de outros autores e não parafraseie seus próprios artigos anteriores. Todas as informações e ideias devem ter referência, incluindo o seu próprio trabalho.


Por que publicar?

É um dos passos mais importantes da vida de um cientista.
Se ninguém sabe ou pode ser beneficiado pelo seu trabalho, qual o sentido do trabalho?

O que publicar?

Ideias.

Quando publicar?

Quando as questões/problemas/hipóteses iniciais forem respondidas/resolvidas/testadas e isso representar algum avanço para a sua área de pesquisa. 

 

O maior inimigo de um cientista é a zona de conforto. Nessa situação o cientista pode fazer qualquer coisa, mas ciência não faz mais.
(Vantencir Zucolotto)

O pesquisador disponibiliza  vídeo-aulas gratuitas

Para ler o arquivo completo em PDF clique aqui

 

 

Categorias: Caminhos da Pesquisa artigo científico Edição 78