Engenharia Elétrica

Área de conhecimento: Engenharias
Duração: 10 semestres
Autorização/Reconhecimento: Dec. 67032, de 10/08/70
Unidade responsável: ESCOLA DE ENGENHARIA ELÉTRICA E DE COMPUTAÇÃO (EEEC) - www.eeec.ufg.br

Opções de oferta

Habilitação
Turno
Específica da Profissão
Integral
Goiânia

Perfil

O engenheiro eletricista é o profissional dedicado ao desenvolvimento e à aplicação de um conjunto de conhecimentos científicos necessários à pesquisa, ao projeto e à implementação de diversos sistemas, utilizados para efetuar o processamento da energia elétrica e da informação. Nessa prática, são considerados os aspectos de qualidade, confiabilidade, custo e segurança, bem como questões de naturezas ambiental, ética e social.

O engenheiro eletricista, graduado na Escola de Engenharia Elétrica e de Computação (EEEC), está habilitado para atuar nos campos de Automação Industrial, Computação, Eletrônica, Sistemas de Energia Elétrica e Telecomunicações.

O atual currículo do curso tem como principais características a formação abrangente, e a ênfase nos conhecimentos considerados fundamentais para que o Engenheiro Eletricista egresso da EEEC tenha grande mobilidade no mercado de trabalho, capacitando-o a atuar nas diversas especialidades da sua profissão. Para um bom andamento no curso, é necessário que o aluno tenha boa compreensão da língua inglesa na forma escrita, instrumento fundamental na área.

Além da sua formação genérica obrigatória, o aluno poderá ainda cursar disciplinas optativas e disciplinas de livre escolha, as quais poderão ser selecionadas ao longo do curso, de modo a caracterizar um aprofundamento em uma das especialidades da Engenharia Elétrica. A maioria das disciplinas optativas está distribuída entre as seguintes especialidades:

· Computação - refere-se a estudos de sistemas operacionais para computadores, projeto e programação de sistemas digitais, redes digitais de dados, computação inteligente, projetos assistidos por computadores (CAD), arquitetura e programação de microcomputadores e microcontroladores.

· Controle e Automação - refere-se a estudos de controle de processos industriais por computador, controle ótimo, manufatura assistida por computadores (CAM), sistemas inteligentes para automação industrial, robótica, controles adaptativos e não-lineares.

· Eletrônica Aplicada - refere-se a estudos de dispositivos eletrônicos; estudo e simulação de circuitos eletrônicos; análise e projeto de conversores eletrônicos, fontes eletrônicas e estudos acerca do impacto de cargas eletrônicas em sistemas de energia elétrica.

· Sistemas de Energia Elétrica - refere-se a estudos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; planejamento, confiabilidade, estabilidade e proteção de sistemas elétricos; qualidade da energia elétrica, e utilização de técnicas computacionais aplicadas a sistemas elétricos de grande porte.

· Telecomunicações - refere-se a estudos de sistemas de áudio e vídeo, antenas e propagação de ondas eletromagnéticas, microondas, telefonia analógica e digital, telefonia móvel, fibras óticas, processamento analógico e digital de sinais, telecomunicações por satélite e redes de comunicações.

O constante crescimento da atividade econômica no Estado de Goiás tem propiciado um vasto campo de estágio, incluindo empresas de energia elétrica, empresas de telecomunicações, escritórios de projetos e consultoria, empresas de montagem e manutenção de instalações elétricas e de telecomunicações, indústrias diversas, empresas comerciais de pequeno e grande porte, serviços de manutenção de equipamentos e componentes eletro-eletrônicos, hospitais, empresas de radiodifusão, informática, bancos e outras empresas do setor de produção de bens e prestação de serviços.

As perspectivas profissionais para o egresso do curso são boas e tendem a uma melhoria das oportunidades de trabalho, dada à grande demanda por serviços nessas áreas e aos grandes investimentos, públicos e privados, que serão feitos nos próximos anos no campo da Engenharia Elétrica.

Existe ainda a possibilidade de continuação dos estudos, em pós-graduação, no programa de Mestrado em Engenharia Elétrica e da Computação da Escola de Engenharia Elétrica e de Computação da UFG.

Mais informações:

Coordenador: Prof.ª Cacilda de Jesus Ribeiro