Artes Cênicas

preferencialmente vespertino

Goiânia

Perfil

O perfil do profissional formado no Curso de Artes Cênicas - modalidades Bacharelado - habilitação em Interpretação Teatral - e Licenciatura, está baseado na construção e desenvolvimento do conhecimento teórico e da prática teatral, na compreensão dos múltiplos referenciais que buscam apreender a amplitude da prática teatral em suas interfaces com a compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do país. O profissional estará habilitado a atuar em diferentes contextos, considerando-se as diferenças sociais, com vistas ao desenvolvimento da prática teatral como ponto central de desenvolvimento da qualidade de vida e da integração entre indivíduos, grupos e suas organizações.

MODALIDADE BACHARELADO, HABILITAÇÃO EM INTERPRETAÇÃO TEATRAL:
O Curso de Artes Cênicas, na modalidade Bacharelado e habilitação em Interpretação Teatral, compreende um currículo no qual são integradas disciplinas básicas, introdutórias e de formação geral, a disciplinas específicas e atividades práticas. As primeiras se prestarão à formação básica, humanística e artística do aluno, capacitando-o ao raciocínio e criação artística, cultural e científica, à reflexão crítica da realidade, e à atuação eficaz como agente de transformações sociais. As disciplinas específicas e atividades práticas são instrumentos voltados especialmente à preparação do ator, no exercício da ampla variedade de formas de expressão que a profissão oferece, mas também possibilitam compreensão do universo de atuação do encenador, crítico, teórico ou profissional do teatro vinculado a outras manifestações teatrais e parateatrais.

MODALIDADE LICENCIATURA:
O Curso de Artes Cênicas, na modalidade Licenciatura, tem como núcleo epistemológico a integração entre teoria e prática do fazer teatral e sua pedagogia específica. Neste sentido, o teatro é assumido, em uma perspectiva de ensino-aprendizagem, como forma de conhecimento e como prática produtiva e integrativa dos aspectos cognitivos e afetivos da expressão humana. Visa-se aqui a formação de um professor-artista capaz de dominar a abordagem metodológica, os princípios estéticos, políticos e pedagógicos da arte que ensina, assim como praticar e refletir sobre os procedimentos da elaboração do discurso cênico, permitindo a participação criativa e crítica dos seus alunos.

Mais informações:

Coordenador: Franciso Guilherme