Ciências Sociais

Área de conhecimento: Ciências Humanas
Duração: 8 semestres
Autorização/Reconhecimento: Dec. 63636, de 19/11/68
Unidade responsável: FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA (FCHF) - www.cienciassociais.ufg.br

Opções de oferta

Modalidade

Habilitação

Turno

Bacharelado

Integral

Goiânia

Licenciatura e Bacharelado

Matutino

Catalão

Bacharelado

Políticas Públicas

Noturno

Goiânia

Perfil

Em Ciências Sociais estudam-se as relações sociais entre indivíduos, grupos e instituições, em aspectos diversos, como os culturais e políticos. O estudante de Ciências Sociais aprende a analisar as origens, a evolução, a estrutura, a organização e o funcionamento das sociedades. Para o curso, a UFG oferece as modalidades de licenciatura e bacharelado. A opção pela licenciatura pode ser feita quando da matrícula no 3º semestre do curso, conforme o número de vagas disponível. O bacharelando é preparado para o ramo da pesquisa científica; já o licenciando, além de uma formação básica para a pesquisa, recebe também formação didáticopedagógica voltada para o magistério. O curso abrange fundamentalmente o estudo da antropologia, da ciência política, da sociologia e da metodologia de pesquisa das ciências sociais. Além destas, o aluno estuda também disciplinas complementares, como História, Economia, Filosofia e outras, bem como algumas disciplinas do núcleo livre, de qualquer área de conhecimento à sua escolha.

O cientista social pode dedicar-se a atividades como:

. ministrar aulas em escolas do ensino fundamental e médio (licenciatura);

. elaborar e executar pesquisas de comportamento e opinião pública;

. analisar e interpretar os dados coletados em pesquisas;

. assessorar candidatos e partidos políticos;

. assessorar ONGs, sindicatos, instituições governamentais e empresas privadas.

Os profissionais que prosseguirem sua formação com cursos de pós-graduação e obtiverem o título de mestre ou doutor podem, ainda, lecionar em instituições de ensino superior.

Mais informações:

Ciências Sociais - Bacharelado