Biblioteconomia

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
Duração: 8 semestres
Autorização/Reconhecimento: Port. MEC 630-A, de 09/08/85
Unidade responsável: FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB) - www.biblioteconomia.facomb.ufg.br

Opções de oferta

Modalidade
Habilitação
Turno
Bacharelado
Matutino
Goiânia

Perfil

O curso de Biblioteconomia prepara o profissional para ser capaz de planejar, organizar, administrar, recuperar e disseminar serviços de informações técnicas, científicas, educacionais, culturais e utilitárias a partir de documentação em qualquer suporte (impressa, audiovisual, magnética, digitalizada, etc.) em amplitude local ou em redes. Sua formação humanística enfatiza a consciência das necessidades pessoais ou institucionais de informação. O profissional é um dos principais agentes de transferência de informação como instrumento de transformação social, capaz de aplicar e desenvolver atividades técnicas documentárias e biblioteconômicas, conforme a realidade do meio e a capacidade técnicoeconômica disponível.

O bibliotecário pode atuar nas áreas de:

* planejamento, organização e gerência de unidades de informação, de quaisquer tamanhos, bancos/bases de dados, em rede ou isoladas, para a iniciativa pública ou privada, a partir de acervos documentais de diversos tipos (livros, revistas, jornais, discos, fitas audiovisuais, etc.), utilizando as técnicas adequadas de classificação, catalogação, armazenagem e disseminação;

* planejamento, organização e gerência de atividades culturais, educacionais e de lazer vinculadas a unidades de informações públicas, escolares e universitárias, centros de cultura e associações profissionais.

Para tornar-se apto a desempenhar essas funções, o aluno de Biblioteconomia estuda disciplinas, como Métodos e Técnicas de Pesquisa, História da Cultura, da Imprensa, do Livro e das Bibliotecas, Teoria da Comunicação e da Informação, Catalogação e Classificação Bibliográfica, Produção de Registros do Conhecimento, Informática Aplicada, Planejamento e Administração de Unidades de Informação, Marketing, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Inglês Instrumental, etc. A Universidade oferece cursos extracurriculares de informática e de línguas (inglês, espanhol, francês, italiano, etc.). Durante o curso, o aluno tem acesso a Laboratórios de Informática e cumpre estágio no Sistema de Bibliotecas da UFG e em outras unidades de informação de escolas, universidades, empresas, etc.

Mais informações:

Coordenador:  Janaina Ferreira Fialho