Engenharia Mecânica

Área de conhecimento: Engenharias
Duração: 10 semestres
Autorização/Reconhecimento: CONSUNI 12/08, de 27/6/2008
Unidade responsável: ESCOLA DE ENGENHARIA ELÉTRICA E DE COMPUTAÇÃO (EEEC) - www.eeec.ufg.br

Opções de oferta

Habilitação

Turno

Específica da profissão

Integral

Goiânia

Perfil:

O profissional de Engenharia Mecânica tem uma atuação bastante ampla pois é o profissional que utiliza os conhecimentos de matemática e física para projetar, construir e operar sistemas mecânicos. Os sistemas mecânicos englobam uma área muito vasta que envolve os órgãos de máquinas, a termodinâmica, a climatização, a termotecnia, a mecânica dos fluidos, a mecânica dos materiais, as máquinas térmicas, etc.

O profissional de Engenharia Mecânica formado na Universidade Federal de Goiás, estará habilitado à projetar componentes, máquinas, equipamentos mecânicos e processos, além de organizar e supervisionar suas etapas de fabricação, montagem, funcionamento e manutenção bem como projetar instalações industriais que preservam o meio ambiente. O currículo do curso é focado na busca de soluções que privilegiam o conforto e a satisfação dos usuários, bem como a segurança e o bem-estar da sociedade. É função de um Engenheiro Mecânico atuar na transformação da matéria-prima em um produto, na geração de energia para a realização destas transformações e na solução de problemas com transporte de massa e energia, além de outras atividades. Este profissional pode atuar na indústria automobilística, mecânica, têxtil, em pesquisas tecnológicas, no desenvolvimento de produtos e na administração.

A Engenharia Mecânica está diretamente ligada à industrialização: “Onde houver uma indústria, haverá por trás de sua produção as mãos de um engenheiro mecânico”. Dessa forma, pode-se considerar o Engenheiro Mecânico como um profissional importante quando se quer promover o desenvolvimento industrial.

Mais informações:

Coordenador: Prof. Felipe Pamplona Mariano