Ciências Ambientais

Área de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra
Duração: 8 semestres
Autorização/Reconhecimento: Res. CONSUNI 06, de 27/6/08
Unidade responsável: INSTITUTO DE ESTUDOS SÓCIO-AMBIENTAIS (IESA) - www.iesa.ufg.br

Opções de oferta

Habilitação

Turno

Bacharelado

Integral

Goiânia

Perfil:

O curso de Ciências Ambientais se propõe a formar profissionais que consigam compreender a natureza complexa e integrada dos processos ambientais, os quais, necessariamente, devem ser observados em diferentes escalas e interpretados à nível das várias esferas que compõem o sistema terrestre (litosfera, biosfera, atmosfera), tendo como referência espacial a bacia hidrográfica.
Profissionais que consigam, de forma sistêmica e hierárquica, descrever, quantificar e valorar os diversos serviços ambientais e impactos de natureza antrópica, bem como projetar cenários futuros, imprescindíveis à efetiva governança do território e de seus recursos naturais.
O curso de Ciências Ambientais da UFG, que é oferecido na modalidade de Bacharelado e na forma presencial, está concebido, estruturado e fundamentado em disciplinas básicas vinculadas, entre outras, às geociências, geografia, ciências do solo e ecologia de paisagens. Assim, o futuro profissional poderá trabalhar com as relações envolvendo a litosfera-biosfera-atmosfera, bem como compreender e intervir em questões ambientais que permeiam entre as rígidas fronteiras profissionais ainda vigentes. Da mesma forma, este profissional deverá ser instrumentalizado quanto ao uso de imagens de satélite e dados cartográficos em geral, ao mesmo tempo em que estar capacitado para analisar estes e outros dados, através de ferramentas computacionais e estatísticas.
    O curso de Bacharelado em Ciências Ambientais tem como objetivo geral formar profissionais devidamente habilitados a desenvolver atividades de ensino, de pesquisa e de aplicação técnica, nos campos gerais e específicos da ciência ambiental, garantindo sua autonomia científica, técnica e profissional.
No que respeita aos objetivos específicos espera-se que o cientista ambiental tenha:
•    Atuação propositiva na busca de soluções relativas às questões ambientais;
•    Envolvimento permanente com os fundamentos teóricos e metodológicos das ciências ambientais;
•    Desenvolvimento constante de suas habilidades gerais e específicas;
•    Capacidade para equacionar e propor soluções para problemas relativos ao uso de recursos naturais;
•    Capacidade de projetar cenários futuros imprescindíveis à efetiva governança do território;

Habilidades do egresso

1.    Analisar, interpretar e representar as diversas manifestações do conhecimento ambiental;
2.    Dominar métodos e técnicas instrumentais, laboratoriais e de campo, relativas à produção do conhecimento ambiental;
3.    Articular elementos empíricos e conceituais, concernentes ao conhecimento científico dos processos que envolvem o ser Humano e a natureza;
4.    Processar e analisar dados ambientais;
5.    Articular e explicar elementos naturais e humanos;
6.    Organizar e dominar os conhecimentos sobre a natureza e a sociedade;
7.    Planejar e elaborar programas, planos e projetos aplicados aos espaços urbano e rural, a partir dos fenômenos ambientais;
8.    Analisar e executar programas, planos e projetos aplicados aos diferentes espaços.

Mais informações:
Coordenadora: Luciana Gonçalves Tibiriçá