Programação Setembro Amarelo UFG 2021

O Setembro Amarelo é uma campanha que tem o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo, e suas formas de prevenção. Ocorre desde 2015 por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações. A realidade do suicídio nos lembra da realidade do sofrimento, com as suas mais diversas caras. Quando conversamos, compartilhamos e promovemos estratégias sobre como enfrentar o sofrimento e suas causas, estamos, antes de mais nada, valorizando a vida. Considerando que a primeira medida preventiva do suicídio é a educação, as Instituições de Ensino Superior são espaços naturais para este tipo de abordagem, derrubando tabus e compartilhando informações sobre o tema. Considerando as medidas de distanciamento social em curso, atividades on-line serão oferecidas ao longo do mês de setembro abertas a toda a comunidade universitária.

Programação:

Lives

Pra Viver
01/09 (quarta-feira), às 17h. Duração: 50 min.
O programa Saúde Mental em Pauta (Siass/Dass/Propessoas) recebe a Professora Ariane Borges do Curso de Arquitetura da Universidade Federal de Goiás, Campus de Goiás. "Pra Viver" é o nome do livro de aquarelas de sua autoria e reflexões que abordam o tema da valorização da vida e está sendo lançado hoje. Ela vai fazer algumas leituras de imagem de suas aquarelas e conversar sobre os desafios de trabalhar a prevenção do suicídio por meio das artes, a partir de sua experiência com a criação das aquarelas e suas reflexões. "Pra Viver" pode ser apreciado como um diário de valorização da vida.

Mundo UFG - Setembro Amarelo
08/09 (quarta-feira), às 18h. Duração: 50 min.

O Mundo UFG entrevista Daniel (voluntário CVV), Cristiano Ramalho (professor de compaixão), Juliana Cunha (psicóloga diretora da SaferNet Brasil) e Robert Veras (psicólogo do Siass/UFG) sobre a Campanha Setembro Amarelo que está sendo desenvolvida nesse ano pela UFG.

Conversando com uma pessoa em sofrimento emocional
15/09 (quarta-feira), às 17h. Duração: 50 min.

O programa Saúde Mental em Pauta (Siass/Dass/Propessoas) recebe Daniel, voluntário do Centro de Valorização da Vida. O CVV está disponível 24h por dia, todos os dias do ano, para conversar com qualquer pessoa através do telefone 188 e também oferece cursos e outras atividades de apoio emocional para comunidade. Com base na sua experiência como voluntário dessa organização, ele vai conversar sobre os desafios e as estratégias para uma comunicação acolhedora com uma pessoa em sofrimento emocional.

Lidando com o sofrimento com compaixão
22/09 (quarta-feira), às 17h. Duração: 50 min

O programa Saúde Mental em Pauta (Siass/Dass/Propessoas) recebe o professor de compaixão Cristiano Ramalho, certificado pelo Centro de Pesquisa e Ensino de Compaixão e Altruísmo da Faculdade de Medicina da Universidade Stanford, situada em Palo Alto, California, Estados Unidos. Bacharel em História pela Universidade de Brasília, nosso convidado também é professor de educação emocional e faixa-preta de Aikido. Ele vai conversar sobre compaixão enquanto uma competência que pode ser cultivada e por que cultivá-la pode ajudar no enfrentamento do sofrimento e suas causas.

Discurso de ódio nas redes e seus impactos na saúde mental das vítimas
29/09 (quarta-feira), às 17h. Duração: 50 min.

O programa Saúde Mental em Pauta (Siass/Dass/Propessoas) recebe a Psicóloga Juliana Cunha, Diretora da SaferNet Brasil. A SaferNet Brasil é uma organização não-governamental caracterizada por ações de enfrentamento aos crimes e violações aos Direitos Humanos na Internet, por meio inclusive de acordos de cooperação com instituições governamentais, a exemplo do Ministério Público Federal. Sua Diretora vai conversar sobre os riscos do discurso de ódio nas redes para a saúde mental e para a sociedade como um todo, mas também apontar estratégias de enfrentamento.

Espaços de escuta on-line:

As pessoas servidoras da UFG contam com um plantão on-line semanal da Pró-reitoria de gestão de pessoas chamado Siass com você onde tiramos dúvidas sobre as ações de promoção de saúde sem necessidade de agendamento. Além disso, considerando o calendário das campanhas de saúde e demandas específicas dos órgãos e das unidades, o Siass realiza rodas de conversa e outros eventos de caráter psicoeducativo. Informações pelo site da Propessoas.

As pessoas alunas da UFG contam com um programa de atenção à saúde mental da Pró-reitoria de assistência estudantil chamado Saudavelmente. Informações pelo site da Prae.

Todas as pessoas podem contar com o Centro de Valorização da Vida e com o Sistema Único de Saúde, inclusive nossos servidores e alunos. O CVV realiza apoio emocional e prevenção ao suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar pelo telefone 188. Por sua vez, o SUS estabelece uma rede de atenção psicossocial, atendendo gratuitamente todas as pessoas com demandas em saúde mental. Informações pelo site das secretarias de saúde municipais.

Oficinas de cuidados psicológicos:

Durante o mês de setembro serão ofertadas oficinas itinerantes que abordarão o tema cuidados psicológicos. Os gestores interessados deverão inscrever sua equipe junto ao Siass. Os alunos interessados, por sua vez, deverão inscrever-se junto ao Saudavelmente. Informações no email: saudavelmenteprae@ufg.br

Realização: Siass/ Dass/ Propessoas/ Saudavelmente/ Prae UFG