Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás

Câmpus Catalão comemora 30 anos com campanha de resgate histórico

Em 13/03/13 17:13. Atualizada em 24/11/14 14:13.

Logo Jornal

 

Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás 
ANO VII – Nº 56 – MARÇO – 2013

Câmpus Catalão comemora 30 anos com campanha de resgate histórico

Texto: Fábio Gaio | Fotos: Carlos Siqueira e Jéssika Alves

Com o propósito de resgatar a memória do Câmpus Catalão (CAC), que completará 30 anos, no dia 17 de dezembro, a unidade fará, durante todo o ano, a campanha Resgate da Memória, que pretende reunir diversos documentos que retratam a história do câmpus.


A coordenadora do Centro de Documentação e Arquivo (Cidarq), Flávia Velloso Alves, explica que, a partir da implantação do Cidarq em 2006, os documentos relativos ao câmpus passaram a ter um local apropriado para guarda e conservação. Como antes não havia esse local, Flávia Velloso acredita que pessoas ligadas direta ou indiretamente ao CAC possam ter guardados em casa fotos, vídeos, documentos administrativos ou jornais referentes à história da unidade. Por isso, ela faz um apelo para doação desse material ao Cidarq. Para a coordenadora, é importante que as comunidades interna e externa participem. Ela acrescenta que os registros de eventos realizados, arquivos da época da construção do câmpus ou de outros momentos especiais são de interesse da universidade.


As doações podem ser encaminhadas diretamente ao Cidarq, localizado no subsolo da biblioteca do CAC. Também é possível agendar uma data para recolhimento do material pelo telefone (64) 3441-5335, de 2ª feira a 6ª feira, das 8h às 17h.


Como arquivista, Flávia Velloso acredita que a universidade e a comunidade ganham com a realização da campanha. “É importante sabermos quem fomos para entender quem somos e aonde queremos chegar”, avalia. Para ela, além do resgate da memória, a campanha promoverá a aproximação entre instituição e sociedade, o que permitirá ao Câmpus Catalão uma visão melhor sobre sua inserção e importância regional ao longo de 30 anos de história.

Histórico – A unidade acadêmica de Catalão tornou-se Câmpus Avançado em 17 de dezembro de 1983, mediante a Portaria nº 189. Com esse ato, pretendia-se possibilitar à UFG uma participação efetiva no processo de desenvolvimento cultural e socioeconômico local, regional e nacional. Em 1986, a UFG e a Prefeitura de Catalão firmaram um convênio, dividindo a responsabilidade com a manutenção do câmpus, a fim de iniciar a oferta de cursos de licenciatura plena em Geografia e Letras. Novos cursos foram depois implantados no decorrer do período entre 1988 e 1991, como licenciatura plena em Matemática e Pedagogia (1988), Educação Física (1990), bacharelado e licenciatura em História (1991), Ciências da Computação (1996).


Atualmente, 367 servidores municipais e federais dão assistência a cerca de três mil estudantes matriculados em 22 cursos de graduação, incluindo Administração Pública na modalidade a distância (EAD), cerca de 20 especializações e seis mestrados.

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
56 p13 230 Kb df2b8fd4b768f55d5d1116132f2a800b