Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás

Curso de Português para estrangeiros ajuda a socialização entre estudantes

Em 03/06/13 16:59. Atualizada em 24/11/14 14:13.

Logo Jornal

Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás 
ANO VII – Nº 58 – MAIO – 2013

Curso de Português para estrangeiros ajuda a socialização entre estudantes

Texto: Layane Palhares Fotos: Ana Maria Antunes

O Intercâmbio estudantil é uma oportunidade que o acadêmico tem de entrar em contato com uma nova cultura, aprender outra língua e dar um impulso nos estudos. Para facilitar a socialização dos estudantes que chegam à UFG, desde 2007 o curso de Português para Estrangeiros é oferecido como disciplina de núcleo livre pela Faculdade de Letras (FL), por intermédio da Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI).

O curso é oferecido semestralmente, às segundas-feiras e quintas-feiras, com duração de duas horas cada aula, e ministrado por professores, estagiários e bolsistas da pós-graduação da FL. A professora responsável pelo curso, Heloísa Augusta Brito de Melo, destaca que o foco principal é o desenvolvimento do domínio da Língua Portuguesa, na tentativa de facilitar a comunicação com os outros estudantes da universidade. "Trabalhamos com eles a escrita acadêmica e, principalmente, as expressões cotidianas” afirmou a professora Heloísa Augusta.

De acordo com o estagiário da FL, Wisney Oliveira, a nova turma possui 31 estudantes e está bastante animada com o curso. “A sala de aula de Português para estrangeiros se apresenta como um universo repleto de curiosidades, desafios e conquistas. Os estudantes chegam animados e o professor precisa saber lidar com as diversidades e respeitar toda a bagagem cultural que eles trazem à sala de aula”, afirma o estagiário.Estudantes tiram dúvidas com o professor durante aula de Português para Estrangeiros
Para facilitar o ensino, os estudantes são separados entre os anglo-falantes – estudantes que tem o inglês como primeira língua – dos hispano-falantes – estudantes que tem o espanhol como primeira língua. “Ainda não tivemos nenhum caso de estudantes que não tenham como primeira ou segunda língua o inglês ou o espanhol. Por este motivo resolvemos fazer uma separação entre os anglos-falantes e os hispano-falantes, pois a semelhança entre o Português e o Espanhol pode ser um facilitador no início da comunicação”, relatou Heloísa Augusta.
Curso de Português
Estudantes tiram dúvidas com o professor durante aula de Português para Estrangeiros

A intercambista estadunidense, Diana Liduvina, de 21 anos, que ficará na UFG durante um semestre, afirmou estar vivendo um momento fundamental no intercâmbio: “muitas pessoas, assim como eu, não conhecem muito bem a língua portuguesa e todos sabemos que se não conhecermos o mínimo do idioma não vamos aproveitar o intercâmbio de forma completa”, disse ela. Para o estudante, também dos Estados Unidos, Casey Ewald, “alcançar fluência em uma língua pode demorar muitos anos, mas não importa quanto tempo tem a duração do intercâmbio, devemos aproveitar o nosso tempo de forma inteligente para assimilar ao máximo o aprendizado da língua”, disse ele.

Categorias: estrangeiros intercâmbio língua portuguesa

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
58 P15 191 Kb 39a9bec5c1335d600dce65dfd0d0850e