Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás

Catalão realiza 1º Festival Literário

Em 07/11/13 10:19. Atualizada em 24/11/14 14:13.

Logo Jornal

Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás 
ANO VII – Nº 63 – OUTUBRO – 2013

Catalão realiza 1º Festival Literário

Evento promoveu o encontro da comunidade com atrações culturais

Texto: Fábio Gaio | Foto: Fábio Gaio

Festival literário Catalão

Uma das atrações do festival foi o Varal Poético, para exposição de poemas produzidos pela comunidade universitária, no saguão de entrada do Restaurante Universitário (RU)

 

Entre os dias 23 e 28 de setembro, o Câmpus Catalão (CAC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi palco de diversas atrações culturais, com uma programação que contou com apresentações musicais e teatrais; exposições; debates; palestras e lançamento de livros. O 1º Festival Literário de Catalão (Flicat), proposta que surgiu do Departamento Editorial do Câmpus Catalão (Depecac), em parceria com a Fundação Maria das Dores Campos, Centro Cultural Labibe Faiad e Academia Catalana de Letras, teve a participação de alunos, servidores e comunidade em geral e favoreceu o acesso à cultura e ao livro, por meio da aproximação entre leitores e escritores.

Durante a abertura do evento, foi possível perceber a relevância do festival não apenas como atividade de valorização da cultura, mas também pelo fato de promover a reflexão acerca de questões sobre literatura e leitores. O espetáculo teatral Agrestes, veredas e sertões: percursos de transvalorização, encenado pelos grupos CorpoEncena, Senzala e Cia Expressarte, trouxe uma apresentação baseada no poema Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto. Em seguida, a professora Maria Amélia Dalvi, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), ministrou a conferência Leitores e leituras literárias: conquistas e desafios.

A programação do 1º Flicat prosseguiu com a realização do 2º Seminário de Formação em Atividades Editoriais, que discutiu, entre outros assuntos, a  escrita científica. Outra atração foi o Varal Poético, um espaço para exposição de poemas produzidos pela comunidade universitária e expostos no saguão de entrada do Restaurante Universitário (RU). A apresentação musical infanto-juvenil Cantorinha e o musical Luizin da Zizinha do Tõe Lizeta, ambos apresentados pelo músico mineiro Luiz Salgado, e o Prata da Casa, que promoveu o lançamento de livros e bate-papo com escritores, foram outros destaques do Festival.

Já nas mesas-redondas, alguns dos temas discutidos foram a prática de leitura e a edição de revistas científicas. O Sarau Poético, por sua vez, com leitura e recitação de poemas, emocionou o público presente.

O encerramento do 1º Flicat ocorreu no dia 28 de setembro, com performances cênicas e culturais e o espetáculo musical Francisco de Assis. Outras atrações integraram o festival, como exemplo, a Exposição de Caricaturas de servidores e alunos do Câmpus Catalão e a Poesia na Feira, que promoveu a distribuição de poemas nas feiras livres de Catalão. Houve também a Feira de Troca de Livros, que proporcionou a troca de livros entre leitores, e a exposição sobre restauração e conservação do acervo da Biblioteca do câmpus.

Para a coordenadora do Depecac e responsável pela organização do 1º Flicat, Maria José dos Santos, as parcerias realizadas com o curso de Letras e com as demais instituições culturais de Catalão, o apoio de diversas empresas e entidades, e o trabalho e o empenho de cada voluntário foram fundamentais para o sucesso do festival. O balanço feito pela professora é positivo e o evento deve compor o calendário de atividades do câmpus nos próximos anos. “Nossa proposta foi extrapolar os muros da universidade, chamar a população para dentro do câmpus por meio de diferentes atrações culturais e realizar um evento para o público interno, mas sem esquecer a comunidade externa”, acrescenta.

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
63 p14 202 Kb cc185d5165aa8c6002732b29266916a7