EDITORIAL: Participação da comunidade

Em 24/07/14 11:45. Atualizada em 24/11/14 14:13.

Logo Jornal

Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás
ANO VII – Nº 66 – Agosto – 2014

Editorial: Participação da comunidade

Texto: Kharen Stecca* | Foto: Carlos Siqueira

Editorial Kharen

O Jornal UFG está em seu nono ano de circulação. Tivemos algumas interrupções, como a ocorrida recentemente, devido à greve dos servidores técnico-administrativos, mas a publicação nunca deixou de ser prioridade por parte da Assessoria de Comunicação (Ascom), bem como da gestão da UFG. Como sempre é tempo de renovação, em 2014, traremos novidades para esse veículo que serão implementadas ao longo dos próximos meses.

Lançamos nesta edição uma campanha para convocar os pesquisadores da UFG a divulgar suas pesquisas. A universidade e a produção científica cresceram, dessa forma, é imprescindível mostrar à sociedade os resultados desse crescimento. O Jornal UFG é um dos meios de divulgação oferecidos à comunidade acadêmica, como também o Portal UFG, o Boletim Informativo, as redes sociais e o contato direto com a imprensa.

Para construir a comunicação na universidade, temos uma certeza: precisamos da participação de todos. Participe da pesquisa a ser feita sobre o Jornal UFG, mande sugestões de pauta e diga o que você pensa de nossas publicações, por meio de nosso e-mail jornalismo.ascom@ufg.br. Com seu apoio, poderemos aperfeiçoar a cada dia a divulgação de nossa universidade e a discussão de temas importantes para a sociedade.

Seguindo este mesmo princípio da importância da participação da comunidade em assuntos relevantes aos meios social e acadêmico, dois assuntos institucionais são destaques nesta edição: o Plano de Logística Sustentável da UFG e a segurança nos câmpus.

O Plano de Logística Sustentável (PLS) é uma proposta que visa otimizar atividades realizadas pela UFG, para promover a sustentabilidade na instituição, como a diminuição do consumo de alguns materiais, a melhoria do recolhimento de resíduos de forma a facilitar a reciclagem e a conscientização da comunidade sobre a necessidade de evitar o desperdício. São ações importantes que só sairão do papel quando houver envolvimento total da comunidade acadêmica.

Da mesma forma, enquadra-se a questão da segurança na UFG. Com o aumento dos índices de criminalidade em toda a sociedade, o espaço da universidade não estaria ileso a isso. No entanto, pensar a segurança apenas pontualmente, com coerção e vigilância, não tem surtido efeito significativo tanto na sociedade quanto no interior das universidades. Cabe também à academia buscar caminhos e alternativas para mudar esse quadro. A gestão da UFG, em um processo contínuo, vem desenvolvendo diversos projetos e ações, apresentados na matéria Mudanças procuram fortalecer a segurança na universidade, e convocado seus membros a pensarem nesse processo, dando à comunidade acadêmica não só mais segurança, mas voz e atuação direta na construção e manutenção dela.

A UFG acredita que a solução dos problemas não deve ser discutida unilateralmente e que qualquer decisão a ser tomada seja feita a partir de um processo construído e entendido por todos. Sendo assim, sinta-se a vontade para trazer suas sugestões para a universidade. Contamos com você!

*Coordenadora de Imprensa da Ascom

Categorias: Editorial Participação