Tudo pronto? Hora de viajar!

Em 24/07/14 11:47. Atualizada em 24/11/14 14:13.

Logo Jornal

Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás
ANO VII – Nº 66 – Agosto – 2014

Tudo pronto? Hora de viajar!

Texto: Silvânia Lima | Foto: Carlos Siqueira

A Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI), juntamente aos representantes das Pró-Reitorias de Graduação (PRPG), de Assuntos Comunitários (Procom) e de Administração e Finanças (Proad), com a presença do vice-reitor Manuel Rodrigues Chaves, reuniu o grupo de estudantes da UFG que fará intercâmbio internacional no segundo semestre deste ano. A intenção do encontro era dar orientações sobre os cuidados que os estudantes devem ter no país estrangeiro, os procedimentos que devem estar atentos, a fim de melhor aproveitar a experiência acadêmica no exterior, ao retornarem para a UFG, e, especialmente, sobre a documentação necessária para a viagem e para o aproveitamento das disciplinas ou do estágio.

Nem sempre o intercâmbio é confirmado para a primeira opção de instituição pretendida, mas ainda assim a maioria dos estudantes não deixa passar a oportunidade. A estudante do curso de Engenharia Ambiental, Mariana de Amorim Bento, vai para Murray, em Kennedy, Estados Unidos, cursar inglês por seis meses e, depois, disciplinas relacionadas à sua área de formação. Segundo ela, a busca pelo intercâmbio foi pelo interesse em aperfeiçoar o inglês e melhorar o currículo. Ampliar os conhecimentos sobre a língua e a cultura norte-americana também motivou o estudante de Engenharia de Computação, Leonardo Alves Moreira de Melo, que segue para a Universidade de Purdue, em Rammond, Indiana, Estados Unidos.

Aliar o conhecimento de novas culturas à oportunidade de crescimento pessoal e acadêmico leva Victória Guimarães Ernesto, do curso de Nutrição, a Porto, em Portugal. Com o mesmo pensamento e já focando na possibilidade de abrir caminhos para o futuro mestrado e doutorado em instituições de tecnologias mais avançadas, os estudantes de Engenharia, Elze Pinheiro Lima Neto (Elétrica) e Danillo Lobo Faria (de Computação), seguem para Fontys, Eindhoven, Holanda.

Para Viviane Cipriano Mota Sousa, do curso de Direito, a ida a Granada, Espanha, vai alargar seus horizontes, pois possibilitará entender melhor os princípios que norteiam o seu curso. Já Leonardo Rodrigues de Souza, do curso de Ciências Sociais, que irá para Mendonza, Argentina, pretende aprender sobre ciência política e conhecer um pouco mais o país vizinho na América Latina.

A CAI se colocou à disposição dos intercambistas para auxiliar nas eventuais dificuldades dos preparativos para a viagem, especialmente em relação ao visto, à contratação de seguro e à elaboração do Plano de Estudo/Estágio. Em 2013, 400 estudantes de graduação da UFG participaram de intercâmbio internacional promovido pela CAI. A Coordenadoria fica no prédio da Reitoria, no Câmpus Samambaia. Para informações, envie um e-mail para cai@ufg.br ou ligue nos telefones (62)3521-1165/1274/1006.

Núcleo de Línguas apoia pretendentes a intercâmbio

Os estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG) devem estar atentos às oportunidades de preparação para intercâmbio. Com o apoio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e da Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI), o Núcleo de Línguas (NucLi), sediado na Faculdade de Letras (FL), oferece cursos gratuitos de língua estrangeira, nas Regionais Goiânia, Catalão e Jataí, para estudantes que atendam a pré-requisitos definidos em edital com inscrições até 8 de agosto de 2014. Em breve, essa oportunidade se estenderá para servidores docentes e técnico-administrativos. Até agora está garantida a oferta de cursos de inglês, mas os de francês e espanhol ainda não foram confirmados.

Mais informações: Núcleo de Línguas (NucLi) – Faculdade de Letras (Câmpus Samambaia) Contato: www.isf.mec.gov.br – Profa. Maria Cristina Ferreira (Coordenadora)

Português para estrangeiros

A UFG avança na sua internacionalização com a contratação de um professor para a área de Português para Estrangeiros. Integrado ao quadro efetivo da Faculdade de Letras (FL), Giuliano Castro inicia suas atividades na universidade com o Curso de Imersão (intensivo), no período de 22 de julho a 08 de agosto. O curso semestral de Português para Estrangeiros terá duas turmas no segundo semestre de 2014. Esses cursos são voltados prioritariamente aos intercambistas estrangeiros da graduação. A efetivação de um docente abre novas perspectivas para a área, inclusive de desenvolvimento de pesquisas.

Nesta Edição

Categorias: intercâmbio CAI NucLi Inglês Sem fronteiras