ENTREVISTA: Claci Fátima Weirich Rosso

Em 09/10/14 11:06. Atualizada em 24/11/14 14:13.

Logo Jornal

Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás
ANO VII – Nº 68 – Outubro – 2014

Entrevista: Claci Fátima Weirich Rosso

Divulgação científica e integração

Texto: Michele Martins | Foto: Carlos Siqueira

Entrevista Claci Fátima

“É muito importante que a comunidade externa participe do Conpeex”

O Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conpeex) da Universidade Federal de Goiás chega à sua 11ª edição, reafirmando sua importância para a divulgação científica e a integração entre comunidade e Universidade. Com a participação de cerca de 6.500 inscritos, a programação oferecerá conferência de abertura, mesas-redondas, palestras, apresentações de trabalho, oficinas, minicursos e programação cultural. As atividades serão matutinas, vespertinas e noturnas. Confira o que a coordenadora geral de Extensão da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Claci Fátima Weirich Rosso destaca sobre as novidades do evento.

Quais serão as novidades e os principais destaques programados para o Conpeex 2014?

Nesta 11ª edição do Conpeex, teremos um diferencial na operacionalização do evento, que será a descentralização para a Regional Jataí. As Regionais de Catalão e Goiás irão participar juntamente com a Regional Goiânia. O evento terá um tema central único e parte da programação científica será comum para as Regionais. A conferência de abertura será transmitida via videoconferência para a Regional Jataí e as demais atividades científicas e culturais serão realizadas conforme as especificidades de cada Regional. Em Goiânia teremos, no dia 4 de novembro, em período integral, a realização de uma série de atendimentos no “Espaço da Saúde”, que será montado no estacionamento do Araguaia Shopping. Haverá serviços de vacinação, exames rápidos, distribuição de preservativos, avaliações bucais e outros serviços de saúde, com a participação das Ligas da Saúde, de núcleos de estudos e de pesquisas, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e a Secretaria de Saúde do Estado de Goiás. A coordenação desta atividade será realizada pelo professor Marcos André de Matos da Faculdade de Enfermagem (FEN). O Espaço Planetário Móvel que estará instalado no Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufaiçal, durante os três dias, também será uma novidade nesta edição. Dentro da programação cultural, a XI Mostra Cultural do Conpeex, a II Mostra Artística Bosque Auguste Saint’Hillaire e a I Mostra Cultural do Conpeex na Regional Jataí acontecerão como parte das atividades do evento. As atividades culturais têm o objetivo de divulgar os trabalhos artísticos e culturais dos estudantes, servidores técnico-administrativos, docentes da UFG e comunidade externa. Além disso, visam proporcionar a aproximação das comunidades acadêmicas e externa por meio de expressões artísticas, diálogos e troca de experiências que democratizam o acesso aos bens culturais e ao conhecimento científico.

O tema deste ano será: “Conhecimento, Inclusão Social e Desenvolvimento”. Qual o objetivo dos organizadores com a escolha desse tema?

A escolha do tema teve como importante “referência” as temáticas recomendadas pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), mas também pelo fato de que o conhecimento e o desenvolvimento científico e tecnológico devem ser promovidos na perspectiva dos princípios da inclusão social, assim como os avanços científicos e tecnológicos devem incentivar a troca de experiências nos diversos campos da pesquisa, do ensino e da extensão.

A comunidade externa à UFG também pode participar do evento?

Sim, é muito importante que a comunidade externa participe do Conpeex. A apresentação de trabalhos destina-se a docentes, discentes e técnico-administrativos da UFG, mas as atividades estarão acessíveis para todos. A comunidade externa poderá se inscrever, antecipadamente ou no local, na modalidade de “Participação sem apresentação de trabalhos” e nos minicursos, que são oferecidos principalmente para atender a comunidade externa, considerando que são ações de Extensão e Cultura.

E quanto à importância desse evento para a UFG?

O Conpeex é o principal evento acadêmico da UFG, realizado anualmente pela administração superior e para divulgar a produção acadêmico-científica-cultural da instituição, envolvendo principalmente as Pró-Reitorias de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, e Extensão e Cultura. Conta com o apoio das Pró-Reitorias de Administração e Finanças, Assuntos da Comunidade e Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos. Têm como importante desafio promover a divulgação e o intercâmbio da produção científica e cultural na perspectiva da pesquisa, ensino e extensão na UFG, assim como promover a discussão de temáticas que subsidiem novos projetos e ampliem a formação acadêmica e cultural dos participantes do Conpeex 2014.

Categorias: entrevista CONPEEX Claci Fátima divulgação científica