Música (Bacharelado)

Instrumento Musical
Regência Coral

Perfil

O bacharelado em Música é destinado à formação de COMPOSITORES, INSTRUMENTISTAS, CANTORES e REGENTES CORAIS. Quanto aos instrumentos musicais, é possível a graduação em Piano, Violão, Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Flauta Transversal, Clarineta, Trompete, Trombone e Percussão. Este curso tem por objetivo formar profissionais com amplo e aprofundado domínio dos conhecimentos teóricos e práticos fundamentais à sua atuação como bacharel em música.

Ao se inscrever, o candidato fará a opção por uma das quatro habilitações: Canto, Composição, Instrumento Musical e Regência Coral e ainda pelo instrumento musical.

Durante o curso, o aluno deverá participar dos conjuntos vocais e instrumentais da Escola de Música e Artes Cênicas, tais como: Coro da Graduação, Coro de Câmera, Banda Piqui, Prática de Orquestra de Câmara, Orquestra de Violões, Piano a quatro mãos e dois Pianos.

As aulas são ministradas em período integral.

Canto

O curso de Música, habilitação em Canto, confere o grau de bacharel e destina-se à formação de profissionais habilitados ao exercício das atividades ligadas à área de música tendo o canto como linguagem. Da formação deste bacharel resultará o intérprete, o solista vocal de concertos com orquestras e conjuntos instrumentais, o cantor de óperas e o cantor integrante de grupos corais e folclóricos. O bacharel em Canto poderá atuar na área da pesquisa musical, bem como ministrar aulas no ensino superior, conforme legislação vigente.

Composição

O curso de Música, habilitação em Composição, confere o grau de bacharel e destinase à formação de profissionais habilitados para o exercício das atividades ligadas à criação e à pesquisa musical. O curso formará o compositor e o arranjador, tanto de música erudita como popular. O compositor poderá também atuar na área de pesquisa musicológica, abrangendo os aspectos teóricos, práticos e interdisciplinares da música. Pode ainda ministrar aulas no curso superior, conforme a legislação vigente. O campo de trabalho do compositor compreende, ainda, a produção musical para estúdios de gravação, agências de propaganda, rádio, TV, cinema, teatro e multimídia.

Instrumento Musical

O curso de Música, habilitação em Instrumento Musical, oferece dez opções: Clarineta, Contrabaixo, Flauta Transversal, Piano, Trombone, Viola, Violão, Violino e Violoncelo. No ato da inscrição no Processo Seletivo, o candidato fará a opção por um desses instrumentos musicais. O curso confere o grau de bacharel, conforme opção de instrumento do candidato, e destina-se à formação de profissionais habilitados ao exercício das atividades ligadas à área da performance musical.

Da formação do bacharel, resultará o intérprete que atue como solista, em orquestras e outros conjuntos populares, religiosos ou de câmera. O campo de trabalho do músico profissional é vasto e abrange órgãos públicos e particulares, TVs, teatros, igrejas ou agências de propaganda, entre outros. Poderá atuar também na área da pesquisa musical, bem como no ensino superior, conforme legislação vigente.

Regência Coral

O curso de Música, habilitação em Regência Coral, confere o grau de bacharel e destina-se à formação de profissionais habilitados ao exercício das atividades relacionadas com a organização e regência de coros. De sua formação, resultará o regente coral apto a formar, organizar, ensaiar e dirigir grupos corais dos mais variados tipos, amadores ou profissionais. O campo de trabalho do regente coral abrange atividades profissionais em instituições de ensino, bem como em empresas e organizações sociais e religiosas. O bacharel em Regência Coral poderá atuar também na área da pesquisa musical, bem como no ensino superior, conforme legislação vigente.

Mais informações:

Coordenador: Profª Denise Zorzetti