Engenharia Civil

Goiânia
Específica da Profissão - Integral Catalão

Perfil

No curso de Engenharia Civil, o aluno aprende a coordenar todas as fases de uma obra, do projeto ao acabamento. Também é da responsabilidade do Engenheiro Civil o controle de materiais, custos e normas de segurança, bem como o gerenciamento das equipes de trabalho de uma construção. O profissional é capacitado para atuar nas seguintes áreas:

* Construção Civil - trata-se da área que mais abriga profissionais da Engenharia Civil e gera uma grande parcela de empregos por meio das construções de edificações, como casas e edifícios de apartamentos; aqui, o Engenheiro Civil elabora projetos, prepara orçamentos, cronogramas, zela pela boa tecnologia, aspectos legais e ambientais, financeiros e administrativos de uma obra.

* Estruturas - nesta parte da Engenharia Civil, o profissional projeta e analisa estruturas em concreto armado, metálicas e de madeira.

* Geotecnia - estuda as características do solo para projetar e executar fundações de edificações, obras de terra, como barragens e contenção de encostas e drenagem profunda.

* Hidráulica e Saneamento - trabalha com o dimensionamento de represas para geração de energia, abastecimento, irrigação, proteção de cheias, projeta e opera sistemas de abastecimento de água, de esgotos sanitários, de drenagem e canalização de córregos, projetos hidro-sanitários de edificações e disposição final de lixo.

* Transportes - lida com o projeto, construção e manutenção de rodovias, ferrovias, hidrovias e aeroportos; outras atribuições importantíssimas são os transportes urbano e de cargas.

Para se tornar apto a desempenhar essas funções, o aluno de Engenharia Civil estuda disciplinas de formação básica e profisionalizante, como: Processamento de Dados, Matemática, Física, Geometria, Desenho Técnico, Mecânica, Materiais de Construção, Arquitetura e Urbanismo, Mecânica dos Solos, Construção Civil, Concreto Armado, Estruturas de Aço e de Madeira, Transportes, Portos e Hidrovias, Hidráulica, Economia e Administração, Topografia, Fundações e Saneamento Básico, dentre outras. No último semestre do curso, o aluno realiza estágio curricular supervisionado em empresas e obras, além de um trabalho final de curso orientado por um professor.

O estudante de Engenharia Civil conta com uma Escola que lhe oferece a infra-estrutura necessária à sua formação, com diversos laboratórios: Informática, Física, Química, Estruturas, Hidráulica, Saneamento, Mecânica dos Solos, Sistemas Prediais, Topografia e Materiais Empregados na Construção.

O curso de Engenharia Civil é de tempo integral. Desde o ano de 2005, vem sendo implantada a nova matriz curricular, organizada em semestres letivos. A formação básica do curso é um ponto forte, exigindo do aluno um esforço a mais de estudo extra-classe, esforço este que deverá ser mantido ao longo de todo o curso, o qual foi adensado para permitir a conclusão em nove semestres letivos.

Mais informações:

Coordenador: Prof. Alfredo Ribeiro da Costa