Comunidade inserida na sociedade da informação

Em 23/11/15 09:04. Atualizada em 25/11/15 08:21.

Comunidade inserida na sociedade da informação

Associação, que funciona na Regional Catalão da UFG, oferece cursos e acesso a computadores para população

Texto: Angélica Queiroz | Fotos: Assincat

Aula de computação básica

Alunos de todas as idades  têm  acesso gratuito a diversos cursos que vão do básico, como pacote Office, até específicos como AutoCAD

A cidade de Catalão tem mais de 90 mil habitantes e parte significativa dessa população ainda é excluída digitalmente. Atentos a essa realidade e visando romper com o processo de reprodução das condições de miséria, desesperança e falta de perspectivas das populações carentes, professores da UFG Regional Catalão, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) possibilitaram a implantação de um infocentro de inclusão digital na cidade, com a criação da Associação Infocentro e Cultura Digital de Catalão (Assincat). A associação foi instalada no início do ano numa sala localizada na Fundação Cultural Maria das Dores Campos, na Regional Catalão da UFG.

Fala Gabriel Fala Eduardo

“Trata-se de uma iniciativa fundamental para incrementar a educação da população, assegurar a preservação cultural, iniciar a requalificação profissional de trabalhadores e incentivar a criação de postos de trabalho de maior qualidade”, detalha o coordenador da Assincat, André Carlos Silva. Em funcionamento desde o mês de junho, o local oferece gratuitamente cursos voltados à inclusão digital, como nivelamento básico, internet, uso do Pacote Office e cursos mais avançados para públicos específicos, como Wix Web Design e AutoCad. São oferecidos, também, horários livres àqueles que necessitam utilizar a internet ou os computadores para desenvolver algum tipo de trabalho. Os professores são alunos graduandos e mestrandos da própria UFG, que possuem bolsa da Fapeg para se dedicarem às atividades do projeto.

Fala Paula Fala Marcos

Para André Silva, apesar de as primeiras turmas ainda estarem em andamento, já é possível identificar alguns resultados preliminares. “Existe alta carência por parte da comunidade catalana no conhecimento inicial sobre o uso de computadores, tanto que o curso mais procurado é o de nivelamento básico”, afirma. Segundo ele, a população de Catalão necessita de políticas de incentivo à inclusão digital, bem como dos serviços que o Infocentro oferece hoje. “Estamos focados em oferecer, além de qualidade nos cursos, cidadania aos nossos alunos, pois a cidadania está entrelaçada ao acesso à informação e pode ser melhor obtida através das tecnologias da informação”.

Idosa em frente a computador aprendendo a dominar a tecnologia

Na Assincat, idosos aprendem noções básicas de computação

Foco na terceira idade

Apesar de ser aberta a toda comunidade catalana, o foco do infocentro vem sendo a promoção da inclusão digital de alunos da terceira idade. “Notamos que existe alta carência por parte desse público no conhecimento inicial sobre o uso de computadores”, afirma o coordenador da Assincat. Atualmente, estão em funcionamento várias turmas de nivelamento básico específicas para esse público, nas quais são ensinadas noções iniciais como, por exemplo, domínio do mouse e teclado e uso de aplicativos e da internet, entre outros.

Fala Alda

Há ainda turmas de cursos específicos para artesãos e pequenos empreendedores, que compreendem tanto noções básicas de informática, como o uso das redes sociais e a criação de sites para a promoção de seus negócios. “Sabe-se que esse público é de grande importância para o desenvolvimento socioeconômico do município, sendo essencial o fomento e a expansão dos negócios desses alunos”, ressalta André Silva.

Planos

Para os próximos anos, a coordenação da Assincat planeja atender mais pessoas e criar cursos não só de inclusão digital, mas também voltados ao uso da informática para o fomento da cultura digital. “A Assincat, em parceria com a Fundação Cultural de Catalão, tem planos de, a partir desta etapa de nivelamento básico dos alunos, desenvolver cursos mais complexos, como a editoração de textos, produção de filmes em stop motion e desenhos digitais. Os recursos necessários para esse programa estão sendo providenciados pela Prefeitura de Catalão”, detalha André Carlos Silva.

Fala Lucas

• A inscrição deve ser realizada junto à secretária da Fundação Maria das Dores Campos.
  • Os interessados devem levar documentos pessoais como CPF, RG e comprovante de endereço.
  • Para a matrícula de menores de idade, o responsável deve comparecer e levar seus documentos, bem como os do futuro aluno.
  • Não existe nenhuma taxa ou mensalidade.

Para ler o arquivo completo em PDF clique aqui

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Assincat catalão Informática Cursos Extensão